Amarilha (2013, p. 38) afirma sobre a importância da literatura: “[...] o leitor, em contato com a narrativa ficcional, experimenta, cognitivamente emocionalmente, inúmeras possibilidades do destino humano, portanto, multiplica seu conhecimento sobre o mundo e comportamento das criaturas, experimenta a imersão em linguagem logicamente organizada, criativamente potencializada.” A partir disso, é possível afirmar que a literatura na escola: (AMARILHA, M.. Alice que não foi ao país das maravilhas – educar para ler ficção na escola. São Paulo: Livraria da Física, 2013.) Alternativas Alternativa 1: é uma construção sintática de nível elevado que fornece subsídios linguísticos para o entendimento da arte. Alternativa 2: é uma estrutura artística que é a única fonte de aprendizagem de uma língua materna. Alternativa 3: consolida a visão gramatical de aprendizagem de língua materna, pois ela apresenta uma linguagem erudita. Alternativa 4: promove a reflexão, pois estimula a desautomatização da lógica cotidiana e forma um cidadão crítico. Alternativa 5: expressa ideias padronizadas, favorecendo assim uma formação ampla e significativa.
Respostas
Acredito ser a 3, que fala de uma linguagem erudita (rebuscada).
promove a reflexão, pois estimula a desautomatização da lógica cotidiana e forma um cidadão crítico.
Alternativa 4.
>> A literatura promove a reflexão, pois estimula a desautomatização da lógica cotidiana e forma um cidadão crítico.
Segundo Amarilla, ao entrar em contato com a narrativa ficcional (a literatura), o leitor aumenta seu conhecimento sobre o mundo e sobre as criaturas, experimentando diversas emoções e pensamentos. A partir dessas reflexões, o leitor poderá desenvolver um senso mais crítico sobre as coisas, pois terá diferentes "visões" sobre os mais variados assuntos.
Porque os outros itens estão errados.
1. A literatura não fornece subsídios linguísticos para o entendimento da arte. Esse é papel de outras publicações.
2. Há várias fontes de aprendizagem de uma língua materna. Qualquer meio de comunicação escrito ou oral pode ser utilizado para isso.
3. Muitas vezes a linguagem literária e erudita, mas a literatura não quer consolidar a visão gramatical de aprendizagem da língua. Na verdade, ela quer expandir as possibilidades de usar a língua, dando novos sentidos às palavras.
5. A literatura vai contra às ideias padronizadas, pois quer trazer novas ideias para formar um pensamento mais abrangente e crítico.