• Matéria: Pedagogia
  • Autor: suelemtuca
  • Perguntado 8 anos atrás

Luciana é uma professora preocupada com o desenvolvimento corporal dos seus alunos. Por isso resolve instituir uma mudança na rotina de sua sala: entre as aulas das diferentes disciplinas (matemática, português, história etc.), ela propõe 5 minutos de atividade física, com brincadeiras como “vivo ou morto” ou gincanas em que eles devem correr para pegar determinado objeto que “seu mestre mandou”. O objetivo dessas propostas, segundo Luciana, é que eles gastem energia, para depois se concentrarem melhor nas atividades e nas aulas. Ela afirma que esse “respiro” é muito importante, afinal “não podemos exigir que os alunos passem tanto tempo sentados e quietos, não é mesmo? ”. Apesar da “boa intenção” de querer promover uma mudança em uma rotina escolar tradicionalmente pautada na restrição do movimento, vemos que a proposta da professora passa longe de explorar o movimento em todas as suas dimensões. Uma vez que a proposta de mudança da professora em questão não contempla o movimento como linguagem, proponha uma nova mudança na prática da professora Luciana, com foco nas diferentes dimensões do movimento. Escolha uma:

Respostas

respondido por: brendaisis
10

Olá!

O questionamento acima evidencia que as propostas pedagógicas de movimentação visando o desenvolvimento do equilíbrio mas também das noções cerebrais, podemos compreender portanto que a brincadeira de "vivo morto" apenas estimula um tipo de movimento, voltado para cima e para baixo, ignorando os demais.

Uma interessante alternativa seria uma brincadeira de dança, que assim estimule os demais pontos do corpo e gere interesse a animação por parte dos alunos.

respondido por: luanalegal1
45

Resposta correta é : Permitir que os alunos se expressem corporalmente a qualquer momento e dedicar um tempo exclusivo para que se desenvolvam e ampliem seu conhecimento corporal.

(corrigido pelo AVA)

Perguntas similares