Todo investimento envolve assumir riscos. Assim, ao trabalhar a atuação em outros países, as empresas transnacionais assumem as dificuldades de se inserir em um cenário estrangeiro. Os estudiosos registram quatro tipos principais entre os riscos assumidos pelas organizações. Assim, partindo das discussões da disciplina, considere o que for correto sobre esses riscos.
I) Risco intercultural: relacionado ao idioma, estilo de vida, modo de pensar, costumes e religião.
II) Risco político: relacionado aos efeitos potencialmente adversos envolvendo os ambientes político, jurídico e econômico.
III) Risco cambial: envolve as transações financeiras relacionadas às flutuações na taxa de câmbio.
IV) Risco comercial: potencialidades acerca de prejuízo ou fracasso de uma empresa, por exemplo, pela alta competitividade do ramo de atuação.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
III, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
Oi, tudo bem?
Quando uma empresa planeja o processo de internacionalização, elas se sujeitam a riscos que devem ser considerados para que não ocorra prejuízo financeiro e outros problemas. São quatro os principais riscos:
1) Risco intercultural = se dá em uma situação em que uma má
interpretação cultural pode trazer prejuízos. Se baseia na diferença de idioma, modo de pensar, estilo de vida, costumes e religião.
2) Risco-país ou risco político = está relacionado aos efeitos adversos às
operações e à lucratividade de uma empresa causada por problemas no ambiente político, jurídico ou econômico de um país estrangeiro.
3) Risco financeiro ou cambial = refere-se ao risco de flutuações nas taxas de câmbio.
4) Risco comercial = relacionado à probabilidade de prejuízo ou fracasso de
uma empresa decorrente de estratégias mal formuladas.
Em vista do exposto e analisando as afirmativas dadas, podemos concluir que todas as afirmativas estão corretas, logo a resposta é a: Alternativa 5:
I, II, III e IV.