• Matéria: Biologia
  • Autor: anarmf
  • Perguntado 8 anos atrás

o fungo compete com as cigarrinhas pelas folhas de cana de açúcar e tambem prejudica a planta

Respostas

respondido por: marina5115
2
A cana-de-açúcar é a cultura mais importante do Brasil quando se trata da produção de açúcar e de biocombustível, no caso o etanol. Com praticamente 8,5 milhões de hectares plantados no país, a cana é responsável pelo maior desenvolvimento do agronegócio envolvendo o etanol e energia em geral. Porém, como toda a cultura agrícola é atacada por pragas que causam prejuízos desde a parte aérea até as raízes.

A colheita sem queima é uma realidade em todo o estado de São Paulo há pelo menos dez anos. Apesar da prorrogação do prazo para a paralisação total da queima ter se estendido até 2014, as usinas ainda são obrigadas a gradativamente diminuírem a área queimada a cada ano.



Junto com a colheita mecanizada e sem queima, os ataques da cigarrinha-da-raiz da cana estão cada vez mais frequentes e intensos, causando prejuízos que podem atingir 60% em produtividade agrícola e na qualidade industrial da matéria-prima, através da contaminação com bactérias, perda da Pol e outros mais.

A exemplo da região Nordeste, o controle biológico com o fungo Metarhizium anisopliae também desenvolveu-se em lavouras paulistas e atinge uma área de aproximadamente 350 mil hectares, com aplicações tratorizadas e aéreas, variando as concentrações entre 6kg/ha a 10kg/ha, de acordo com a população da cigarrinha e a variedade.

Perguntas similares