Uma pesquisa realizada pelo professor Antonio Carlos Gil (2009) apontou várias críticas quanto ao processo avaliativo e felizmente alguns argumentos foram favoráveis a este processo.
GIL, Antonio Carlos. Didática do ensino superior. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
Considere as afirmações que correspondem a estes argumentos favoráveis, relativos à avaliação, segundo o referido autor.
I – Um alto grau de cientificidade deve ser usado na avaliação, promovendo a mensuração da aprendizagem com razoável precisão.
II – Avaliar não se restringe apenas aos rotineiros exames escritos, o processo de avaliação deve ser diversificado.
III – Avaliar faz parte da construção histórica da nossa civilização e envolve todo o processo de aprendizagem.
IV – A avaliação favorece a competição e serve para que o aluno verifique seu nível de competência e superioridade em relação ao outro.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II, III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e IV, apenas.
Respostas
respondido por:
5
Olá,
I. Verdadeiro. A avaliação exige um alto grau de cientificidade, a fim de que seja justa e produza resultados resultados confiáveis.
II. Verdadeiro. A avaliação não deve se limitar apenas aos exames escritos, é preciso ter vários instrumentos avaliativos ao longo da medição da aprendizagem.
III, Verdadeiro. O processo de avaliação faz parte indissociável da construção histórica da própria civilização, tanto a ocidental quanto oriental, pois é um meio de medir o desempenho de algo ou alguém.
IV. Verdadeiro. O objetivo da avaliação não é estimular a competição entre os alunos, e sim medir seus respectivos desempenho.
Alternativa 4) I, II e III apenas.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás