Respostas
Depende do ângulo a ser visto! Se há controle sobre a entrada destes imigrantes então não há porque impedir sua entrada em um país, pois a entrada aleatória pode causar desequilíbrio social e ou econômico dadas as condições com que estes entram em um país.
No Brasil por exemplo, o desemprego entra na faixa dos 12 milhões de pessoas. Como lidar com isso, sabendo que mais desempregados vão engrossar essa fila?
Temos primeiro de arrumar a casa para receber as visitas.
Outro aspecto da imigração desordenada, são as doenças que podem trazer consigo, como no caso do sarampo trazida pelos venezuelanos recentemente através de Roraima e Manaus.
As leis de direitos humanos são muito severas quanto aos termos "diversidade" e exageram em acusar de xenofóbico quem se recusa a receber estrangeiros. Não é esse o caso: primeiro quem tem de se responsabilizar são os órgãos que diretamente lidam com o problema como a ONU. No caso dos Venezuelanos que estão sendo divididos pelos estados brasileiros, a organização estará direcionando e liberando verba financeira para ajudá-los a se fixar no Brasil.
Temos mais é que apoiar esta iniciativa, pois sabemos que estrangeiros ou não são seres humanos. Mas também não podemos crucificar os que se assustam com a presença deles, pois é fato que irão concorrer com os nossos moradores de rua, desempregados, e outras faixas sociais que lutam diariamente para ganhar o sustento e de suas famílias!
Defender nosso povo não é xenofobia: é nacionalismo sim! Xenofobia é quando o indivíduo tem aversão, não suporta a presença do estrangeiro e ainda usa de violência contra eles.