Respostas
30 anos da Constituição cidadã
Constituinte iniciada em 1987 foi a primeira a contar com propostas e a presença física do povo no vocabulário político do Brasil, o rótuli "constituição cidadã" incorporou-se à Contituição federal de 1988, não apenas como uma divisa utilizada soleminente nas referências ao texto promulgado para marcar aquele que foi m dos frandes passos da recomocratização.
O lema associou-se à Carta Magna como um sobrenome dado logo no seu nascimento e confirmado por ocasião do batismo, convicção de que se vinculava à sua própria essência e trajetória da Carta. Compreensível, portanto, que o aposto tenha se popularizado. O Brasil contabiliza oito constituições em sua história de país independente,já que à autoritária emenda constitucional de 1969 é conferido o status de arcabouço constitucional próprio.
Com tantas ''irmãs mais velhas'', a Constituição de 1988 necessitava mesmo de uma qualificação que a distinguisse. Adespeito da celebrada gênese popular do texto, o emblema que o acompanha de maneira informal tem enfrentado algumas perguntas nos últimos 30 anos: "O que significa uma Constituição Cidadã?" "Como se Conquista esse qualificativo?" A expressãp reflete somente intentos originarios ou está lastereada em realizações que se consolidaram? E o que representa essa cidadania quando ela se artibui o documento fundador da própria cidadania?
Parlamentares prestam juramento à Constituição no dia da sua promulgação (5.10.1988) para tentar responder as insagações e, ao mesmo tempo, comemorar aos 30 anos de viigência de uma juriticamente constuida,, tentando igualmente enterver seu futuro, os veículos de comunicação do Senado publicam a partir de 2017 um farto material informativo e analítico sobre a Constituição promulgada em 5 de outubro de 1988.
Integram o conjunto de reportagens especiais, entrevistas, infografias e ensaios fotográficos de caráter multimídia. O desafio jornalistico faz parte do projeto de celebrações oficiais de duas Casas do Congresso Nacional e inclui produtos realizados em parceria com a Comunicação Social da Câmara dos Deputados. Até outubro de 2018, a Constituição Cidadã prometeu mostrar como esta identidade "cidadã'' se revela nos principais eixos temáticos da Contituição. Do ponto de vista das reportagens especiais, a cada mês, a Contituição do Cidadão abordou uma perspectiva setorial diferente, evidenciando como as articulaões entre a participação popular, as estruturas e arranjos políticos e o contexto histórico influenciaram o balizamento intitucional das principais áreas da vida moral. E como, as demandas e expectativas originais foram adaptadas até chegarmos ao quadro atual, inclusive da perspectiva de pressões por regulamentação ou mudança da Carta.
Espero ter ajudado, Joaovictorklj :)