por meio do modelo atomico de bohr, e possivel explicar a cor dos fogos de artificio. quando a polvora explode a energia excita os eletrons dos atomos presentes a niveis de energia mais alto, e estes, quando retornam aos niveis de menor energia liberam luz colorida. com base na configuraçao eletronica desses elementos no estado fundamental. explique suas respectivas localizaçao na tabela periodica
Respostas
Olá!
Aparentemente sua questão estava um pouco incompleta, mas eu encontrei ela completa:
"Através do modelo atômico de Bohr, é possível explicar a cor dos fogos de artifício. Quando a pólvora explode, a energia excita os elétrons dos átomos presentes a níveis de energia mais altos, e estes, quando retornam aos níveis de menor energia, liberam luz colorida. Para fogos de cor verde, utiliza-se um sal de bário (Ba), já para os de cor amarela, um sal de sódio (Na)."
O sódio possui número atômico 11, o que significa que no seu estado fundamental ele possui 11 elétrons, e podemos distribui-los nas suas respectivas camadas (a partir do diagrama de Pauling):
1s²2s²2p⁶3s¹
Com a última camada sendo 3s¹, pelo número 3 sabemos que ele está no 3º período, e como ele possui somente 1 elétron na camada de valência ele pertence ao 1º grupo, justificando sua posição na tabela no grupo dos metais alcalinos.
Já o Bário possui o número atômico 56:
1s²2s²2p⁶3s²3p⁶4s²3d¹⁰4p⁶5s²4d¹⁰5p⁶6s²
Com a sua camada de valência sendo 6s², o número 6 indica 6º período e como ele possui 2 elétrons na C.V ele está no 2º grupo (metais alcalinos terrosos).
Espero ter ajudado!