• Matéria: História
  • Autor: jvitor58
  • Perguntado 8 anos atrás

explique o motivo da divisão da história política do hebreus

Respostas

respondido por: keilinhasilva5
0

olha: 
***Os hebreus são povos semitas originários da Mesopotâmia, que depois de passar pela Babilônia e pela Síria, estabeleceram-se em Canaã, a Terra Prometida – uma estreita faixa de terra cortada pelo rio Jordão, que mais tarde recebeu o nome de Palestina. 

Política 

A história política dos hebreus pode ser dividida em três fases: dos patriarcas, dos juízes e dos reis. Também podemos citar o Cisma hebraico e a Diáspora. 

* Fase dos Patriarcas 

Por volta de 1750 a.C, devido à escassez e infertilidade de terras, os hebreus emigraram para o Egito, nas proximidades do rio Nilo. Nessa região, conseguiram certa estabilidade, até que os egípcios começaram a escravizá-los. Liderados por Moisés, em 1250 a.C, os hebreus reagiram a essa situação e decidiram fugir e voltar para a Palestina. Essa fuga é chamada de Êxodo. Segundo a Bíblia, foi nessa época de fuga que Deus entregou a Moisés duas tábuas contendo os Dez Mandamentos. 

* Fase dos Juízes 

Após terem fugido do Egito, os hebreus perceberam que a Palestina estava ocupada por vários outros povos, como os cananeus e os filisteus. Para lutar pela posse de terra, os hebreus, escolheram os juízes, que eram chefes militares, políticos e religiosos. O primeiro juiz foi Josué, sucessor de Moisés. 

* Fase dos Reis 

Com a tentativa de vencer seus inimigos e de unificar o povo, resolveram adotar a Monarquia. O primeiro rei foi Saul, que sofreu uma derrota para os filisteus e acabou se suicidando. Seu sucessor, Davi, completou a conquista da Palestina e escolheu Jerusalém como a capital do reino. O Estado hebreu chegou ao seu apogeu, com o rei Salomão, filho de Davi. Nesse período ocorreu a construção do templo de Jerusalém, onde era guardada a Arca da Aliança, onde continha as tábuas dos Dez Mandamentos. 

Entretanto, para construir obras monumentais, o rei Salomão aumentou diversas vezes os impostos e retirou milhares de camponeses da lavoura, para servir como mão-de-obra nessas construções. O luxo e os abusos de poder, juntamente com a extrema pobreza da população, provocaram a explosão de uma série de revoltas populares. 

* Cisma 

Após a morte de Salomão, ocorreu o Cisma, que foi a separação das 12 tribos hebraicas em dois reinos: 
Reino de Israel: situado ao norte por dez tribos, tendo Samaria como capital. 
Reino de Judá: localizado ao sul, tendo Jerusalém como capital. 
Porém, mesmo com essa divisão, a situação dos hebreus não melhorou, e assim, não puderam resistir aos seus vizinhos. 

Em 722 a.C, os assírios conquistaram e destruíram o Reino de Israel, deportando a maioria dos habitantes para diferentes partes do Império Assírio. 
Em 586 a.C., o reino de Judá foi invadido e dominado pelos babilônicos, que depois de tomar Jerusalém, levaram os judeus como prisioneiros para a Babilônia. 

* Diáspora 

Em Jerusalém, no ano de 70 d.C., os judeus sublevaram contra o Império Romano. A resposta do imperador Tito foi a mais violenta possível: Jerusalém foi destruída e os judeus foram expulsos da Palestina, ocasionando a Diáspora, que foi a dispersão dos judeus pelo mundo. A Diáspora durou dezoito séculos e meio, até que em 1948, a ONU criou o atual Estado de Israel, que correspondia a uma parte da Palestina. Ao ocuparem essas terras, os judeus entraram em conflito com os já residentes, palestinos, dando início a um conflito que continua fazendo vítima..
olha espero ter ajudado vc
Perguntas similares