A DIVISÃO DO TRABALHO: em Smith e em Taylor Adam Smith, o filósofo e pensador escocês, publicou em 1776 o livro intitulado “Riqueza das Nações”. No Capítulo I – A Divisão do Trabalho – Smith atribui à divisão do trabalho “o maior aprimoramento das forças produtivas do trabalho”. Esse Capítulo está disponível para você na ferramenta "Exercícios e Complementos" e constitui o ponto de partida para a realização da Atividade II da AD1. Leia atentamente o Capítulo I – A Divisão do Trabalho. Releia o Capítulo I observando os princípios que Smith aponta a partir da divisão do trabalho, e, marque os pontos que você considerou mais relevantes. Destaque. Agora, releia a AULA 4 do nosso Livro-Texto (p.56 a p.66), intitulada “O taylorismo: a base teórica do sistema capitalista de produção”, destacando os princípios apontados por Taylor. Observe que os princípios de administração científica foram descritos e delimitados por Taylor entre 1895 e 1911. Por fim, retorne ao Capítulo I, destaque três (3) princípios apresentados por Smith e, a seguir, retorne a AULA 4, destaque os três (3) princípios correspondentes apontados agora por Taylor. Transcreva, na forma constante no Capítulo I e na AULA 4, cada um dos três (3) princípios escolhidos por você.
Respostas
Olá,
Como três princípios apresentados por Adam Smith, podemos começar que a Riqueza de uma Nação é fruto direto do trabalho do dos indivíduos.
Em segundo, temos que as vontades individuais produzem os avanços de uma nação. Em busca de obter o melhor resultado para si, as pessoas tendem a melhorar a qualidade do trabalho e da produção, resultando no bem comum, não pela benevolência, e sim pelos próprios desejos.
Por último, a mão invisível seria capaz de equilibrar o mercado, o que na verdade trata-se da relação entre a oferta e a demanda.
Como três princípios apresentados por Taylor, temos inicialmente o Princípio de planejamento, onde em vez de se utilizar o método empírico, usa-se a ciência para planejar os objetivos organizacionais.
Em segundo temos o Princípio de preparo dos trabalhadores, onde a organização deve recrutar os trabalhadores mais aptos de acordo com as tarefas a serem desenvolvidas e suas aptidões.
Por último, temos o controle, onde é preciso acompanhar e controlar o trabalho desempenhado na organização.
Espero ter ajudado!