Respostas
A Marginalização é um conceito da sociologia que está relacionado com a exclusão seja social, cultural, política, econômica.
Sendo assim, os indivíduos marginalizados, ou seja, os que sofrem o processo de marginalização, são chamados popularmente de “marginais”, “vadios” ou “indigentes”. Eles se encontram à margem da sociedade e não possuem os mesmo direitos e acessos a saúde, alimentação, moradia e educação que os outros.
O processo de marginalização ocorre por diversos fatores e intensificam as desigualdades sociais, no entanto, vale atentar que os indivíduos que compõem o conjunto dos marginalizados não escolhem tal posição e, na maioria das vezes, sofrem hostilidades, discriminações, preconceitos e violência que causam diversos problemas à sua vida.
Note que a marginalização ocorre em diversos âmbitos: social, cultural, político e econômico. Dessa forma, as pessoas marginalizadas são afastadas da sociedade e estão fora de diversos contextos sociais, culturais, políticos ou econômicos.
Vale citar alguns exemplos de pessoas marginalizadas: pobres, desempregados, homossexuais, travestis, imigrantes, negros, deficientes, idosos, dentre outros. As grandes cidades são os locais em que é mais notório os processos de marginalização e consequentemente das desigualdades.