• Matéria: Ed. Moral
  • Autor: alinedevit64
  • Perguntado 8 anos atrás

Banco Mundial abandona termo “país em desenvolvimento” - Mudanças globais e queda da pobreza deixaram o termo antiquado; não dá mais para usar o mesmo rótulo para Etiópia e China. A última edição dos Indicadores do Desenvolvimento Mundial, lançada pelo Banco Mundial traz uma mudança importante. A instituição não vai mais separar os países entre “desenvolvidos” (de renda alta) e “em desenvolvimento” (de renda baixa ou média). Um dos motivos é que a pobreza absoluta caiu acentuadamente nas últimas décadas. Só entre 1999 e 2011, último ano para o qual há dados disponíveis, ela foi de 30% para 14,4% da população mundial. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): Esse índice passou a ser divulgado a partir de 1990 e tem o objetivo de monitorar o desenvolvimento humano “aumentando as opções das pessoas para que possam ter uma vida longa e saudável, se educar e agregar conhecimentos, ter acesso aos recursos necessários para um padrão de vida decente, defendendo a igualdade entre homens e mulheres” (PASSOS; NOGAMI, 2003, p. 549). O Índice de Corrupção Percebia (ICP): Foi idealizado e desenvolvido pelo pesquisador alemão Johann Graf Lambsdoff, da Universidade de Gottingen, a partir de uma pesquisa em nível mundial. Ha uma organização não governamental, a Transparência Internacional, que estuda o nível de corrupção na economia, no governo e nos indivíduos. É bastante discutida a relação entre corrupção e desenvolvimento econômico e social.

Descreva quais são os indicadores Vitais, Econômicos e Sociais criados pelo Banco Mundial e a Organização das Nações Unidas para avaliar o nível de desenvolvimento Econômico de um país.

Respostas

respondido por: thaynnaba
6

Olá!

O Índice de desenvolvimento humano é dado por diversos índices que em conjuntos demonstram como está o nível de desenvolvimento de um país.

Entre esses índice podemos citar a porcentagem da população alfabetizada, a quantidade de bebes nascidos vivos que morrem nos primeiro meses de vida, a porcentagem de pessoas abaixo da linha da miséria, os índice relacionados a fome e a subnutrição, a erradicação de doenças comuns e que podem ser facilmente tratadas, o índice de casas com rede de esgoto e acesso a água potável, entre outros.

O termo país em desenvolvimento está em desuso pois é comum atribuir a ele um caráter econômico, fato este que muitas vezes destoa da análise prática

Espero ter ajudado!

Perguntas similares