Respostas
São os oito dentes da frente, quatro em cima e quatro embaixo, localizados bem no meio da boca. Sua função prioritária é cortar.
Caninos
Os caninos são dentes pontiagudos que vem logo depois dos incisivos. Nós temos quatro deles, dois em cada arcada e sua função é a de rasgar alimentos.
Pré-molares
Localizados entre os caninos e o molares, os dentes pré-molares são oito, quatro na arcada superior e quatro na inferior e são utilizados para triturar os alimento.
Molares
Nós também temos oito molares, sendo quatro em cima e quatro embaixo e dois de cada lado da boca. Com coroas mais grossas e menos pontudas do que os dentes da frente, os molares são essenciais na mastigação.
Sisos
Os dentes do siso são os últimos dentes a nascer, geralmente a partir dos 16 anos, e por isso, na maioria dos casos a nossa boca não tem espaço suficiente para acomodá-los. Conhecidos também como terceiros molares, os sisos são quatro dentes que não têm uma função específica na boca, por isso é muito comum que sejam extraídos para evitar causar problemas nos outros dentes.
Incisivos: temos 8 dentes incisivos, localizados no meio da boca, 4 na linha superior e 4 na linha inferior; estes dentes são maioritariamente utilizados para cortar.
Caninos: temos 4 dentes caninos, que são os dentes pontiagudos localizados ao lado dos dentes incisivos. Temos 2 em cima e 2 em baixo e são utilizados principalmente para rasgar alimentos ou algum tipo de objeto.
Pré-molares: temos 8 dentes pré-molares, localizados entre os dentes caninos e os dentes molares. Com 4 na linha superior e 4 na linha inferior; estes dentes são geralmente utilizados para triturar os alimentos.
Molares: temos 8 dentes molares, localizados no fundo da boca, sendo que 4 localizam-se em cima e 4 em baixo. Bastante lisos, são utilizados para triturar e mastigar os alimentos.
Sisos: por norma, são 4 os dentes do siso, mas nem todas as pessoas os têm ou então não têm os quatro. Também conhecidos como os terceiros molares, são os últimos a nascer e geralmente estes dentes são extraídos, para que não perturbam o alinhamento dos restantes dentes e maxilares. Os dentes do siso não têm, no fundo, qualquer função relevante na boca.