Última reunião da OPEP confirma a morte do cartel
“Muitas pessoas disseram que a OPEP estava morta. A própria OPEP acabou de confirmar isso”, disse o analista de petróleo da IHS Inc. à reportagem da agência de notícias Bloomberg.
A OPEP estabelece um limite de produção de forma quase ininterrupta desde 1982, ainda que os países membros com frequência ignorem o valor determinado e produzam mais do que o estipulado. Na reunião, o cartel reforçou que continuará produzindo nos níveis atuais, que giram em torno de 31,5 milhões de bpd [barris por dia], acima dos 30 milhões estipulados. Esse excesso de oferta vem impactando significativamente os preços do petróleo, que está em seu menor nível em seis anos.
A crise no setor impactou as finanças de algumas das maiores companhias petrolíferas, como Exxon Mobil Corp. e BP Plc, cortando seus lucros pela metade. Economias com forte dependência da commodity, como México e Rússia, também viram suas receitas encolherem significativamente.
Com base nos textos e nos conhecimentos sobre o tema, responda as questões a seguir
a) Explique de forma sintética o que é um cartel.
b) Que países do Oriente Médio, que estão entre os de maior produção mundial, fazem parte da OPEP?
c) Por que a reportagem afirma que o cartel da OPEP “morreu”?
Respostas
A - Um cartel é uma organização de pessoas, grupos ou empresas que se reúne para "controlar" os preços daquilo que vendem, de modo que estabelecendo regras para a produção e para a venda são capazes de "matar" a possibilidade de concorrência, que derrubaria os preços.
B - São grandes produtores de petróleo do Oriente Médio e membros da OPEP a Arábia Saudita, o Irã, o Iraque e os Emirados Árabes Unidos.
C - O cartel teria "morrido" pois estaria fracassando em controlar os preços do petróleo, que deveriam sempre atender aos interesses do cartel (ser elevados) pelo controle da produção, coisa que falhou de modo que os preços caíram pelo "excesso" de oferta.
a) O cartel é uma associação de produtores que procura controlar o volume de produção de uma mercadoria e influenciar a determinação de seu preço no mercado.
b) Entre os 10 maiores produtores mundiais e que pertencem à OPEP estão: Arábia Saudita, Iraque, Irã, Emirados Árabes Unidos e Kuwait.
c) Porque os seus membros não estão obedecendo a regra básica de um cartel, que é a produção dentro de limites estabelecidos pelo grupo.