Respostas
A Unasul (União de Nações Sul-americanas) é um bloco que reúne os doze países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. O acordo tem como principal objetivo fomentar a integração entre os seus países-membros.
Antecedentes da criação da Unasul
Embora o bloco econômico seja recente, a ideia de integração entre os países que fazem parte da América do Sul é bastante antiga. Desde a independência das colônias americanas que a integração econômica entre os países sul-americanos é vista como uma alternativa para sobrevivência, fim da dependência colonial e desenvolvimento econômico.
Durante os séculos XIX, XX e XXI, houve várias tentativas para promover essa união entre os países. A mais consistente delas foi o Mercosul, criado em 1991 com o objetivo de estabelecer uma zona de livre-comércio entre os países-membros a partir da redução das fronteiras alfandegárias e adoção de uma tarifa única para as negociações externas comuns.
Embora o Mercosul tenha conseguido dinamizar a economia dos países-membros, aumentando a integração econômica entre eles e provocando o desenvolvimento de suas economias individuais, o bloco não conseguiu incluir todos os países da América do Sul, dinamizando, efetivamente, apenas as cinco economias dos seus países-membros (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela). Além disso, como possui poucos membros, as recorrentes crises nas economias nacionais dos países integrantes ocasionaram o enfraquecimento desse bloco econômico, que deixou de se ser tão vantajoso.