As tendências de ensino mudaram ao longo da história a fim de que o processo de ensino e aprendizagem pudesse atender toda a sociedade. No entanto, ao longo dos nossos estudos pudemos perceber que a forma como o processo de ensino e aprendizagem acontece não minimizou a marginalidade.
Respostas
Olá!!
Segue o restante da questão:
Diante disso, analise as afirmativas:
I. Na tendência escolanovista o marginalizado era aquele que não aprendia, ou seja, aquele que possuía alguma incapacidade.
II. O marginalizado na tendência tradicional era aquele que não possuia acesso a escola, aquele que não sabia ler e escrever.
III. Na tendência tecnicista, era marginalizado aquele que não contribuia para o aumento da produção, ou seja, aquele que era incompetente.
IV. Na tendência tradicional o marginalizado era aquele que não era esclarecido, ou seja, ignorante, que não é capaz de conviver na sociedade urbanizada
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A resposta correta é a I, II, III e IV estão corretas.
Bom, para a Escola Nova o individuo que está marginalizado é conceituado como aquele que possui dificuldade em aprender assim como precisa ser requalificado para o ensino por meio de um ferramenta mais inclusiva.
Lembrando que a Escola Tradicional antes tratava o termo "marginalizado" com que não tinha acesso ao ensino, esse conceito apenas foi mudar depois da Constituição de 1988 onde o estudo se transformou em direito básico para todos os cidadãos.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!