Respostas
O azulejo tem origem árabe, possivelmente berbere (do Norte da África), e foi utilizado por longos séculos somente como um elemento decorativo. Mas as mais antigas peças datam de 5 mil anos a.C. e foram encontradas em escavações no Egito. Sabe-se também que os assírios e babilônios usavam revestimentos semelhantes, mas foram os árabes que levaram a arte do azulejo para a Espanha e de lá se difundiu por toda a Europa. O nome azulejo deriva do termo árabe azuleicha – que significa “pedra polida”. A palavra não tem qualquer relação com azul, embora essa cor seja predominante na azulejaria portuguesa.
Há outra versão que ninguém comprova ser verdadeira. Segundo ela, azulejo seria a junção das palavras azul e lejos, longe em espanhol, devido à cor predominante dos azulejos clássicos portugueses, significando assim azul distante (azul lejos).
Azulejo é uma placa de forma regular, quadrada ou retangular, feita em barro cozido, com uma das faces esmaltada ou vitrificada e dotada de motivos decorativos de uma ou mais cores. Utiliza-se no revestimento de pisos e paredes.
Levados pelos mouros foi introduzido na Europa primeiramente na Península Ibérica e na Itália meridional, em conseqüência da expansão islamita em meados do século 12. A argila cozida e esmaltada já era conhecida no Egito, na Mesopotâmia (região do Oriente Médio entre os rios Tigre e Eufrates) e na Pérsia (atual Irã), onde se usava em revestimento arquitetônico. Esses tijolos vitrificados podem ser considerados precursores da azulejaria.