• Matéria: Biologia
  • Autor: alessandraalves1941
  • Perguntado 8 anos atrás

dois exemplos práticos da primeira e da segunda lei de mendel

Respostas

respondido por: uttrcng
0

primeira lei: cruzamento de ervilhas

segunda lei:

respondido por: michelecristinpe4rop
1

Durante a fase de formação dos gametas, os pares de fatores hereditários, ou genes, são passados através das gerações sem sofrerem alterações. Cada par de fatores, ou genes, em cada gameta se separam, portanto, de cada gameta sai um gene. Em experimentos de cruzamentos de linhagens puras de plantas de ervilhas de sementes verdes com outras plantas de sementes amarelas, Mendel pode observar que as sementes amarelas apareciam com mais frequência nas gerações seguintes (descendentes híbridos).

Primeira Lei de Mendel: Em um cruzamento de linhagens puras, uma característica que se manifesta em uma geração é denominada dominante e outra característica, que só irá se manifestar na geração seguinte é a característica recessiva. Mendel também observou que o gene dominante é expresso em três quartos dos descendentes. Esta lei também é conhecida como Lei do Monoibridismo, pois se aplica a indivíduos híbridos considerando apenas uma característica.

Segunda Lei de Mendel: Nesta segunda lei, também conhecida como diibridismo, Mendel afirma que em indivíduos de linhagens puras, mas com uma unidade diferente (como a cor das ervilhas e sua textura, por exemplo), os genes segregam independentemente para os gametas. Neste experimento, Mendel cruzou as sementes de ervilhas amarelas e lisas (ambas características dominantes) com sementes verdes e rugosas (ambas recessivas). O resultado foi que a primeira geração apresentou 100% de sementes amarelas e lisas. Já na segunda geração, foram observadas quatro tipos de características: 9/16 amarela lisa; 3/16 amarela rugosa; 3/16 verde lisa e 1/16 verde rugosa. Dessa forma, Mendel concluiu que a herança da cor é independente da textura da semente, ou seja, cada uma das características puras de cada de cada variedade (cor, rugosidade, etc) se transmitem para uma segunda geração de maneira independente entre si.

Perguntas similares