• Matéria: Química
  • Autor: Brunaperes116
  • Perguntado 8 anos atrás

Como podemos explicar que o carbono tendo apenas dois elétrons desemparelhados consegue formar quatro ligações idênticas, por exemplo, usando um orbital s e três orbitais p? Explique

Respostas

respondido por: nhapetatelie
0

Olá, amigo(a)!

O carbono possui três tipos de hibridização: sp3, sp2 e sp. Para compreender como a hibridação do carbono ocorre, é preciso compreender como acontece o tipo sp3.

Na hibridação sp3 , comum na molécula do metano (CH4), há quatro ligações covalentes idênticas entre o carbono. Nesse composto, o carbono é o elemento central envolvo por quatro hidrogênios. Vale lembrar que o hidrogênio possui um orbital incompleto na camada S.

Por isso, o hidrogênio precisa receber mais um elétron e por isso, realiza uma ligação covalente com o carbono. O carbono, por sua vez, precisa estar com quatro orbitais incompletos. Por causa da hibridização isso é possível.

Assim, um elétron do orbital 2s absorve a energia e passa para o orbital 2p que está vazio; Ele salta do subnível 2s para o 2p. Com isso, o carbono fica no estado mais ativo, com quatro orbitais hibridizados, prontos para realizar as ligações covalentes.

Espero ter ajudado!

Boa sorte!


Perguntas similares