Em seu famoso estudo A prática da crítica literária (1929), o crítico I. A. Richards, de Cambridge, procurou demonstrar como os juízos de valor literários podem ser caprichosos e subjetivos, distribuindo aos seus alunos uma série de poemas, sem os títulos e os nomes dos autores
Respostas
Olá!!
Segue o restante da questão:
Leia o trecho do texto a seguir:
Em seu famoso estudo A prática da crítica literária (1929), o crítico I. A. Richards, de Cambridge, procurou demonstrar como os juízos de valor literários podem ser caprichosos e subjetivos, distribuindo aos seus alunos uma série de poemas, sem os títulos e os nomes dos autores, e pedindo-lhes que os avaliassem. Os julgamentos resultantes forma muito variados: poetas consagrados pelo tempo receberam notas baixas, e autores obscuros forma elogiados. Na minha opinião, porém o aspecto mais interessante desse projeto, e ao que parece não percebido pelo próprio Richards, foi demonstrar como um consenso de avaliações inconscientes está presente nessas diferentes opiniões. Lendo as opiniões dos alunos de Richards sobre as obras literárias, surpreendem-nos os hábitos de percepção e interpretação que, espontaneamente, todos têm em comum o que esperam que a literatura seja, quais os pressupostos que levam a um poema e que satisfações esperam obter dele. Nada disso é realmente surpreendente, pois todos os participantes da experiência eram, presumidamente, jovens, brancos, de classe média alta ou média, educados em escolas particulares inglesas da década de 1920; e a maneira pela qual reagiram a um poema dependeu de muitas outras coisas além de fatores puramente literários. Suas reações críticas estavam profundamente ligadas aos seus preconceitos e crenças mais gerais. Não se trata de uma questão de culpa: não há reação crítica que não tenha tais ligações, e assim sendo não há nada que se assemelhe a um julgamento ou interpretação crítica puramente literária.
(EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2006, p.23 e 24, grifos do autor).
Com base no trecho lido, analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) A crítica é interdisciplinar por natureza, não há uma crítica exclusivamente literária e pura.
( ) O leitor, segundo o autor, não deve projetar suas vivências no texto durante o ato da leitura.
( ) O senso crítico não se deixa influenciar pelas expectativas do leitor.
( ) A noção de valor empregada na crítica é subjetiva.
( ) Inconscientemente o leitor projeta suas crenças no texto durante o ato da leitura.
A partir de sua análise das afirmações, assinale a alternativa apresenta a sequência correta:
a)V - F - F - V - V
b)V - F - F - F - V
c)V - V - F - V - V
d)V - F - F - V - F
e)V - F - V - V - V
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A resposta correta é a de letra a) V - F - F - V - V.
Bom, a segunda afirmação está incorreta pois na verdade durante a leitura é importante e até comum que os leitores projetem suas experiências vividas durante a leitura, pois é comum do ser humano mergulhar no mundo em que o livro se encontra e é normal pensar "Ah se fosse eu no lugar faria isso...". Então é praticamente impossível não projetar a sua vida para o livro.
Já a terceira afirmação também está incorreta pois na verdade as expectivas influenciam sim no senso critico. Por exemplo, muitas vezes o individuo lê um livro do qual não estava esperando nada extraordinário, mas se surpreende com a qualidade da historia de forma positiva. Porém também acontece o caso em que o individuo vai com muita expectativa e acaba se frustrando o que faz com que sua critica seja maior, para o lado negativo.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Resposta:
Aap2
1 - D
2 - A
3 - C 4 - D
Explicação:
I. A crítica não pode abordar o texto sozinha sob o risco de criar um círculo fechado de leituras.
IV. Crítica e teoria trabalham juntas, enquanto a primeira delimita as abordagens a segundo as expande.
V. A teoria não depende da crítica para existir, mas o inverso não é verdadeiro.
2-
V - A crítica é interdisciplinar por natureza, não há uma crítica exclusivamente literária e pura.
(F ) O leitor, segundo o autor, não deve projetar suas vivências no texto durante o ato da leitura.
( V ) O senso crítico não se deixa influenciar pelas expectativas do leitor.
(V ) A noção de valor empregada na crítica é subjetiva.
(V ) Inconscientemente o leitor projeta suas crenças no texto durante o ato da leitura.
3- c) A crítica se modifica de acordo com as mudanças que ocorrem tanto na produção textual quanto em sua própria natureza. A teoria também se modifica, é interdisciplinar e condicionada pela sociedade como a crítica.