No processo contábil, conhecemos os regimes de escrituração: regime de caixa, regime de competência e regime misto. O regime de escrituração contábil está regulamentado pelo art. 177 da Lei n. 6.404/1976 e pela legislação do IR, o Decreto 3000, RIR/1999 (Brasil, 1999), art. 273 e 274, que determina o regime de competência.(HIGA e ALTOÉ, 2015)
Sobre o Regime de Competência, é correto afirmar que:
I – É restrita e útil somente para entidades sem fins lucrativos.
II – Considera os fatos contábeis no momento em que ocorreram e não na efetiva movimentação financeira.
III – Permite uma melhor apresentação dos lançamentos contábeis.
IV - O reconhecimento das despesas é realizado somente na data do seu pagamento, e as receitas na data do seu recebimento
Portanto estão corretas apenas as proposições
Respostas
Bom dia,
Vamos analisar cada uma das afirmativas:
I - FALSO - O regime adotado no brasil para todas as empresas é o regime de competência, não ficando restrito apenas às entidades sem fins lucrativos.
II - VERDADEIRO - O regime de competência consiste em reconhecer o fato contábil no momento da ocorrência do fato gerador, independente da entrada ou saída do caixa.
III - VERDADEIRO - O lançamento contábil no momento do fato gerador permite uma melhor apresentação dos fatos contábeis, além de demonstrar com mais precisão a situação patrimonial da empresa.
IV - FALSO - Esse conceito expressa a característica do Regime de Caixa. No regime de competência o reconhecimento das receitas e despesas é feita no momento do fato gerador da despesa e, no caso da receita, no momento da entrega da mercadoria ou prestação do serviço, independente de pagamento ou recebimento.
ESTÃO CORRETAS APENAS AS AFIRMATIVAS II e III