• Matéria: Biologia
  • Autor: psicologianaveia
  • Perguntado 8 anos atrás

Gostaria de saber um exemplo de hormônio parácrino e autócrino.
Por favorrr me salvem!!
Grata desde já (:
Bjss

Respostas

respondido por: lg9bittencourt
0

Os hormônios têm a interessante capacidade de se comunicar com células a grande distância de onde foram liberados: como por exemplo, o hormônio Prolatina liberado pela hipófise (uma glândula presente na base do crânio) irá atuar diretamente no aumento da secreção do leite materno pelas glândulas mamárias. Essa ação à distância é o que define o clássico hormônio na Endocrinologia.

Porém, também podemos chamar de hormônios as substâncias que atuam em células de outras 3 distâncias diferentes:

 Hormônios podem atuar em uma célula próxima de onde foi secretado (efeito parácrino);

 Hormônios podem atuar na própria célula que o secretou (efeito autócrino);

 Hormônios podem atuar em uma célula sem mesmo precisar ser liberados (efeito intácrino).

Para os hormônios desempenharem sua função, eles precisam se ligar a Receptores nos chamados tecidos-alvo. É dessa forma que o nosso corpo seleciona os tecidos que irão receber a informação que o hormônio quer passar e, assim, ativar as funções necessárias. Sem receptores, nada irá acontecer.

Então, resumindo, os hormônios são substâncias que comunicam células do nosso corpo. Fazendo uma analogia bem simples para você entender, podemos dizer que hormônios são cartas enviadas pelo correio. O remetente é a célula que libera esse hormônio e quem recebe esse hormônio é a célula-alvo. Para que a célula-alvo receba essa informação, ela precisa de uma caixa de correspondência (o receptor), senão ela não poderá receber a carta.

FONTE (MEDSIMPLES)


Perguntas similares