Respostas
O hidrogênio é um elemento abundante na Terra, correspondendo a 0,9% da massa total do nosso planeta e o mais abundante dos elementos químicos, constitui aproximadamente 75% da massa elementardo Universo.
É inodoro, incolor e quase insolúvel em água. É encontrado em estado gasoso na natureza e de três formas isotópicas, hidrogênio, deutério e trítio. O prótio é o mais abundante, possui um elétron e um próton. O deutério possui um elétron, um próton e um nêutron. E o trício que possui elétron, um próton e dois nêutrons. O hidrogênio forma moléculas diatômicas H2 , sua forma mais estável se dá através de uma ligação covalente muito forte (energia de ligação 435,9 KJ /mol). O hidrogênio molecular, em condições normais é pouco reativo devido à cinética da reação, já que a quebra de sua ligação requer energia, tornando-se lenta e está relacionada com a força da ligação H – H. A quebra da ligação H-H, torna-se uma etapa essencial durante a reação do H2 com outros elementos, pois forma átomos de hidrogênio.
Isso requer 435, 9 KJ /mol. Possui a mais simples estrutura atômica diante qualquer outro elemento, possui um núcleo contendo um próton com carga +1 e um elétron circundante. A configuração eletrônica pode ser representada como 1s1 . Seus átomos podem alcançar a estabilidade de três diferentes maneiras; formando uma ligação covalente (um par de elétrons) com outro átomo. O hidrogênio forma esse tipo de ligação preferencialmente com não metais. Por exemplo, H2 , H2
O, HCl (gás) ou CH4 . Muitos metais também formam esse tipo de ligação; perdendo um elétron para formar H+ , por ser o H+ muito pequeno, ele tem um poder polarizante muito grande, e, portanto deforma a nuvem eletrônica de outros átomos. Assim, os prótons estão sempre associados a outros átomos ou moléculas. Por exemplo, na água ou soluções aquosas de HCL ou H2 SO4 , o próton existe na forma de íons H3.