3. A nossa linguagem está relacionada a tudo que vivemos, lemos e somos. Cada indivíduo faz uso diferenciado da língua quando se comunica e essas diferenças se efetivam por diversos motivos, seja pela idade, região, grau de instrução, sexo ou escolaridade, a língua vai sofrer variações. Ao analisarmos a fala, percebemos que existem variações no seu emprego e uso, e que estas são decorrentes de diversos fatores. No que se refere às variações regionais, assinale a alternativa CORRETA:
a) A variação geográfica ocorre somente no nível sintático.
b) A variação regional ou geográfica advém do fato de uma mesma pessoa empregar linguagens diferentes, dependendo da situação na qual se encontra. c) A variação geográfica se caracteriza por considerar que a língua portuguesa empregada por pessoas que tiveram acesso à escola e aos meios de comunicação se difere daquela empregada por pessoas privadas de escolaridade.
d) As variações linguísticas recorrentes nas diferentes regiões podem ser manifestadas através do ritmo, do uso de expressões e vocábulos. Estas variações regionais constituem os dialetos.
Respostas
d) As variações linguísticas recorrentes nas diferentes regiões podem ser manifestadas através do ritmo, do uso de expressões e vocábulos. Estas variações regionais constituem os dialetos.
A alternativa correta é a letra D.
O Brasil é um pais muito populoso e que apresenta muita miscigenação, com isso, tal o Brasil mostra várias diversidades étnicas, religiosas, racionais, dentre outras diversidades.
Nesse sentido, por causa dessa grande população distinta em um país tão populoso surgem diferem entre a gramática normativa e a língua falada, no sentido em que cada região possui costume e hábitos diferentes surgem novas palavras e dialetos, o que faz com ocorra uma oposição entre a gramática normativa e língua falada e que em até alguns casos gerem comportamentos de discriminação linguística.
Bons estudos!