• Matéria: Filosofia
  • Autor: jgzzwaryczjoao3549
  • Perguntado 8 anos atrás

Edward Blyden foi o primeiro filósofo africano a defender a urgência na mudança de ensino no continente porque ele entendia que a educação africana era baseada em modelos europeus, o que incentivava o mimetismo servil e não as identidades locais. Já Léopold Sédar Senghor, foi um outro filósofo de origem africana que destacou a questão da negritude como uma proposta afirmativa de que o negro é tão ser humano quanto qualquer outro e que, portanto, sua identidade tem que ser resgatada. Tanto Blyden quanto Senghor estão discutindo diretamente com um dos conceitos mais complexos para o tema das diversidades e identidades étnico-raciais. De que conceito estamos falando? a. Do conceito de liquidez dos tempos, ligado à rapidez das mudanças pelas quais as identidades estão passando no século XXI, na chamada pós-modernidade. b. Do conceito de raça, em seu sentido mais amplo: diferentes agrupamentos humanos com características biológicas distintas. c. Do conceito de colonização, em seu sentido mais amplo; não apenas econômico e político, mas também (e principalmente) ideológico e como chave de leitura. d. Do conceito de jogos de identidades, ligado à pós-modernidade e à fragmentação do indivíduo e suas desconfianças. e. Do conceito de colonização, em seu sentido mais estreito, ou seja, ligado ao domínio econômico e político de uma nação sobre outra.

Respostas

respondido por: samueldealmeidalins
3

Edward Blyden e Léopold Senghor discutem com o conceito de raça, que distingue os seres humanos entre a raça branca, predominante na Europa, a raça amarela, comum na Ásia, e a raça negra, prevalecente na África.

Essa divisão aponta usualmente para a raça branca como superior, e até mesmo como a única que realmente é humana, sendo as outras um tipo inferior, comparável aos "macacos" - termo que inclusive ainda é muito utilizado para ofender pessoas negras.

Os dois pensadores questionam esse conceito e apontam que todos compartilhamos da mesma humanidade, e portanto todas as histórias devem ser igualmente valorizadas, sem que a visão branca/europeia se sobreponha às demais.

Está correta a alternativa b.

Perguntas similares