Me ajudem por favor!
Preciso pra agora...
Uma introdução com o tema gravidez na adolescência no Brasil.
Respostas
A gravidez na adolescência é uma realidade que abrange a todas as classes sociais, agravada pelas sequelas da estrutura familiar; considerado um problema social a ser encarado não só pela família, mas em todas as esferas da sociedade. Embora o número de casos tenha diminuído conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ainda assim, é uma problemática a ser pensada e direcionada a programas e projetos que visam minimizar essa ocorrência. Em alguns casos a gravidez precoce faz parte de um desejo, mas na maioria das vezes, é uma surpresa inesperada, que gera uma serie de conflitos emocionais, instabilidade familiar, desvio da escola e afastamento do convívio social, uma serie de consequências das quais os jovens não refletem quando decidem dar o primeiro passo para a vida sexual (BOCARDI, 2003).
A presença da família é primordial para o amadurecimento e construção da vida dimensional do adolescente, sendo a primeira referencia desde a infância, a bússola que irá orientar os passos desses jovens para a vida adulta. Conforme Ferrari e Kaloustian (2000, apud Gonçalves, 2001, p.10): “É a família que propicia os acessórios afetivos e sobre todos os materiais necessários ao desenvolvimento e bem estar dos seus componentes. Ela desempenha um papel decisivo na educação formal e informal, é em seu espaço que são absorvidos os valores éticos e humanitários onde se aprofundam os laços de solidariedade. É também em seu interior que constroem as marcas entre as gerações e são observados valores culturais” .
São vários os fatores que levam a gravidez precoce, mas todos estão intimamente interligados na estrutura familiar, na importância da presença dos pais, no dialogo construtivo, na compreensão e interesse pela vida dos adolescentes dentro de casa e fora dela, no respeito ao tomar decisões, pois a agressão e proibição sem justas causas atiçam o jovem a rebeldia e transgressão da conduta moral. O apoio e compreensão da família na ocorrência da gravidez na adolescência é essencial na tomada de decisões, na construção afetiva intra familiar, no suporte aos jovens quanto a seus projetos de vida e sonhos. 3
A gravidez na adolescência se deve à desvinculação entre as informações passadas e suas experiências, já que os adolescentes levam em conta suas emoções, suas sensações e seus sentimentos. E é vista como “empecilho e atraso no processo de viver”, o que se explica porque os projetos de vida, tais como os estudos, os novos horizontes, as perspectivas de vida ficam em segundo plano. Sendo que a familia e a escola são as instituições mais apropriadas para se discutir esse assunto.