Escolha um lugar e aplique o fator “regionalização” destacando as características e os critérios.
Respostas
Resposta:
Se você está na escola e na sua sala tem 30 alunos, durante a aula de História a professora divide a turma em 6 grupos de 5 integrantes cada. Para a definição desses grupos, a professora pode utilizar os mais variados critérios, ela pode escolher os grupos a partir do sexo (feminino e masculino), pelo comportamento (tímidos e desinibidos), pelas notas, entre outros. Esse tipo de classificação acaba sendo uma forma de regionalização, pois essa divisão da classe em grupos que possuem características distintas segue os mesmos princípios da regionalização do espaço geográfico.
Explicação:
A regionalização pode ser de vários formatos, pois na verdade as regiões não existem de fato no espaço. Elas são criadas para facilitar a organização e estudar as características que marcam as sociedades e os lugares.
O governo brasileiro vem tentando encontrar a melhor forma de regionalizar o nosso país há algumas décadas e utiliza diversas metodologias para fazer isso. Entre esses diversos formatos de regionalização, há dois deles que são utilizados com mais frequência, veja agora um pouco sobre cada um deles:
Regionalização político-administrativa
Essa divisão é muito utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São utilizados critérios humanos como formação étnica e distribuição territorial da população. De acordo com a regionalização tradicional do nosso país, o território brasileiro fica subdividido em cinco macro regiões: Norte, Sul, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
Regionalização geoeconômica
A regionalização geoeconômica é responsável por tratar dos aspectos econômicos que estão agregados aos estados. Nesta divisão temos a Região Amazônica, Nordeste e Centro-Sul.