1)
Leia o trecho do texto a seguir:
É muito importante e interessante o problema da interação de gêneros no interior da unidade da literatura, em dado período. Em certas épocas no período clássico dos gregos, no século de ouro da literatura romana, na época do classicismo - na grande literatura (ou seja, na literatura dos grupos sociais preponderantes), todos os gêneros, em medida significativa, completavam-se uns aos outros de modo harmonioso, e toda literatura, enquanto totalidade de gêneros, se apresentava em larga medida como uma entidade orgânica de ordem superior. Porém, é característico: o romance não entrava nunca nesta entidade, ele não participava da harmonia dos gêneros. Naquela época, o romance levava uma existência não oficial, fora do limiar da grande literatura. Na entidade orgânica da literatura, organizada hierarquicamente, entravam somente gêneros constituídos, com personagens fixados e definidos. Ele [sic] podiam se limitar e se completar mutuamente, conservando a natureza de seu gênero. Eles eram únicos e aparentados entre si por suas profundas particularidades estruturais. As grandes poéticas orgânicas do passado de Aristóteles, de Horácio e de Boileau são marcadas pelo profundo sentimento da literatura como um todo e da harmoniosa composição de todos os gêneros nesse todo. Tais poéticas como que parecem ouvir concretamente esta harmonia de gêneros. Nisto está a força, a plenitude, incomparável e íntegra, e o caráter exaustivo destas poéticas. Todas elas, sistematicamente, ignoram o romance (BAKHTIN, 2014, p.398).
(BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Fornoni Bernardini...[et al]. São Paulo: Hucitec, 2014.)
Considere tudo o que foi dito sobre a interação dos gêneros literários e atente-se para as afirmações:
I. O romance, dentro da configuração total dos gêneros clássicos, teve sua expressão rejeitada enquanto expressão digna de ser estudada.
II. As poéticas antigas esforçaram-se para integrar o romance em seus estudos e isso é evidente.
III. O romance, como gênero novo, não participava do todo harmonioso que era formado pelos outros gêneros.
IV. No período clássico, os gregos tratavam a literatura como uma expressão única, de forma independente da classificação de gêneros.
V. Na época da grande literatura, todos os gêneros conviviam harmoniosamente, completando-se uns aos outros.
Muito se discute, ainda hoje, sobre a interação, a composição e as definições dos gêneros literários. Cada nova obra pertencente a algum dos gêneros existentes faz com que os teóricos e críticos tenham que lidar com novas possibilidades e configurações.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
apenas I, II e IV.
b)
apenas I, II e V.
c)
apenas I, III e V.
Alternativa assinalada
d)
apenas I, III e IV.
e)
apenas II, III e IV.
Respostas
1) c
Respostas
1) c 2)a 3)b 4)b
Respostas
respondido por:
26
Olá!
Acerca das interações de gênero em uma literatura, podemos afirmar que se dá desde muitos séculos e permeou muitas escolas literárias. Sobre estes, podemos concluir que antigamente, o esforço para o uso do romance sempre foi algo muito evidente;
o romance, apesar de muito usado e querido por diversos escritores e e leitores, não apresentava uma harmonia que era observada no restante dos gêneros existentes.
Diante disso, podemos compreender que a alternativa correta é a seguinte: c) apenas I, III e V.
respondido por:
67
Resposta:
Adg3 - Teoria da Literatura
1 c) apenas I, III e V.
2 d) literários / clássico / tempo / clássica
3 a) F - V - V - F - V
4 a) apenas II, III e V.
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás