Respostas
Regra de três é um método onde, conhecido três valores, buscamos conhecer um quarto valor que se apresenta na forma duma incógnita. Este método de se calcular o quarto valor segue o conceito de razão e proporção, onde os dois valores conhecidos se apresentam em forma de fração e o terceiro valor, também conhecido, junto com a incógnita forma a segunda fração. Assim: a/b = c/? (a,b e c são valores conhecidos e ? é a incógnita).
O cálculo envolvendo as duas frações deve considerar as grandezas (qualquer coisa que se pode medir ou calcular) quanto a se são diretamente ou inversamente proporcionais. Exemplo de Grandeza Diretamente Proporcional:
Um automóvel a 50 km/h percorre 100 km. Se esse automóvel estivesse a 75 km/h, teria percorrido quantos quilômetros no mesmo período de tempo?
50/100 = 75/x ⇒ x = 75 . 100 / 50 ⇒ x = 150 km . Nota: na Grande DP aumentando ou diminuindo de um lado (primeiro membro) aumenta ou diminui proporcionalmente do outro lado (a fração com a incógnita). Neste caso multiplicamos o primeiro valor com a incógnita e multiplicamos o segundo valor com o terceiro.
Exemplo de Grandeza Inversamente Proporcional:
Um automóvel está a uma velocidade de 50 km/h e gasta duas horas para chegar a seu destino. Esse mesmo automóvel gastaria quantas horas se estivesse a 75 km/h?
50/75 = 2 / x ⇒ 50/75 = x/2 x= 1,33
Nota: na Grande IP aumentando ou diminuindo de um lado (primeiro membro) diminuí e aumenta proporcionalmente do outro lado (a fração com a incógnita). Devemos neste caso inverter a uma das frações e proceder o calculo tal como feito no caso da Grandeza DP.
Obs. x = 1,33 significa 1 hora e 20 minutos.