Respostas
Por isso, uma das características da nossa primeira geração romântica é a valorização da natureza pátria. Assim como o índio, foi escolhida como um dos símbolos da nacionalidade brasileira, como ocorre nos versos de Gonçalves Dias, do poema Canção do Exílio (1843), um dos mais citados em nossa cultura.
Entende-se por Romantismo um amplo movimento cultural surgido na Alemanha do século XVIII. Em 1774, Goethe publica Os Sofrimentos do Jovem Werther, que conta a história de um jovem que se apaixona pela noiva de seu melhor amigo. Como não pode realizar esse amor, a vida torna-se insustentável, levando o personagem ao suicídio. A obra teve grande repercussão na Europa e foi acusada de influenciar outros jovens a buscarem o mesmo fim trágico de Werther. Com isso, Goethe apresenta a ideia central do Romantismo: a de que a força mais poderosa da vida é o sentimento, e não a razão. Por isso, o movimento romântico pode ser entendido como uma reação contra a onda de racionalismo provocada pelo Iluminismo do século anterior.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
O Peregrino Sobre o Mar de Névoas (1818) (Foto: Pintura: Caspar David Friedrich / Reprodução)
O Peregrino Sobre o Mar de Névoas (1818) (Foto: Pintura: Caspar David Friedrich / Reprodução)
A tela representa a tendência ao individualismo, um dos valores cultivados pelo romantismo.
Com a obra Os Sofrimentos do jovem Werther, Goethe apresenta os grandes temas do movimento romântico na Europa:
- Liberdade de criação
- Sentimentalismo
- Supervalorização do amor
- Idealização da mulher
- Mal-do-século
- Evasão no tempo e no espaço
Vejamos como essas características se manifestam no Romantismo brasileiro.
ROMANTISMO NO BRASIL
Em 1808, a família real portuguesa, fugindo do avanço das tropas napoleônicas, resolve instalar-se no Brasil, abrindo caminho para a emancipação política da colônia, o que acontece em 1822, quando é declarada oficialmente a Independência do Brasil. O problema é que, mesmo com o rompimento dos laços políticos com a metrópole, os intelectuais brasileiros ainda reproduziam os modelos do pensamento europeu. Logo, surge a necessidade entre nossos pensadores de criar uma arte e uma forma de pensar que rompesse com os padrões do Velho Mundo. Os escritores românticos brasileiros buscaram, então, mais do que a independência política – buscaram a independência cultural.
No Brasil, o movimento romântico costuma em três momentos:
- Primeira geração – fase nacionalista
- Segunda geração – fase ultrarromântica (mal-do-século)
- Terceira geração – fase social (condoreira)