Respostas
A versão mais aceita para o berço do Futebol de Salão é a de que ele começou a ser praticado por volta de 1940, por jovens freqüentadores da Associação Cristã de Moços (ACM) de São Paulo. Enfrentando dificuldades para encontrar campos de futebol para divertimento em suas horas de lazer, estes improvisaram "peladas" nas quadras de basquete e hóquei, aproveitando as traves usadas na prática desse último esporte.
No início, as "equipes" variavam em número, tendo cinco, seis e até sete jogadores, sendo pouco a pouco fixado o limite de cinco. As bolas eram de crina vegetal ou serragem, sofrendo sucessivas modificações, inclusive com o uso de cortiça granulada. Como as bolas de ar utilizadas posteriormente, saltavam muito e saíam freqüentemente das quadras, tiveram seu tamanho diminuído e o peso aumentado. Daí o fato de o Futebol de Salão,ser chamado de "esporte da bola pesada".
De repente, o novo esporte começou a ganhar corpo, estendendo-se a outros estados, estabelecendo-se regras elementares procurando disciplinar sua prática. Dentro de pouco tempo, organizavam-se times, disputando torneios abertos. Dada a facilidade para a formação de equipes rapidamente ganhou adeptos sendo introduzido em quase todas as capitais, que já o praticavam copiando regras uns dos outros.
Em 28 de Julho de 1954 foi fundada a Federação Metropolitana de Futebol de Salão, atual Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro, a primeira federação estadual do Brasil, sendo Ammy de Moraes seu primeiro presidente. Neste mesmo ano foi fundada a Federação Mineira de Futebol de Salão. Em 1955 foi fundada a Federação Paulista, em 1956 iniciaram as Federações Cearense, Paranaense, Gaúcha e Baiana.
Em 1957 a Catarinense e a Norte Rio Grandense, em 1959 a Sergipana. Na década de 60 foram fundadas as Federações do Pernambuco, Brasília, Paraiba, na de 70 a do Acre, a do Mato Grosso do Sul, a de Goiás,Piauí, Mato Grosso,Maranhão, nos anos 80 a do Amazônia,Rondônia, Pará, Alagoas, a do Espírito Santo e Amapá.Recentemente,na década de 90 foi criada a federação de Roirama e a do Tocantins.
O Futebol de Salão brasileiro tinha no seu início, em meados dos anos cinquenta várias regras, foi então que em 05 de fevereiro de 1957 o então presidente da Confederação Brasileira de Desportos, CBD, Sylvio Pacheco criou o Conselho Técnico de Assessores de Futebol de Salão para conciliar divergências e dirigir os destinos do futebol de salão no Brasil.