• Matéria: Português
  • Autor: rodriguescostaandres
  • Perguntado 8 anos atrás

[...] O uso da gíria pela juventude e pelos meios de comunicação sempre gerou polêmica. Serra e Gurgel diz que 90% dos jovens adotam a gíria e desprezam a estruturação de sujeito, verbo e complemento. “Suas frases são vagas, carregadas de som que nada significam”.

O gramático Celso Luft afirma que a gíria é própria da juventude e da linguagem coloquial, informal. Descontraída, debochada ou crítica, a gíria tem contribuído para dar um colorido próprio à linguagem. Sem ela, sem o recurso do regionalismo e das variantes linguísticas, acredita Luft, a linguagem corre o risco de empobrecer pela padronização, ficando sem vida. “Por trás do preconceito contra a gíria há sempre um conflito entre conservadores e juventude, grupo social contra grupo social. Se a linguagem da juventude se restringir só à gíria, então haverá perigo”.

(BRAGANÇA, Maria Alice. Revista ZH)

Acadêmico



O texto “Gíria: o lado jovem e transitório da linguagem” é um texto de opinião, em que são evidenciadas opiniões favoráveis e desfavoráveis à utilização da gíria. Por um lado, têm-se os argumentos de João Bosco Serra e Gurgel – autor da obra “Dicionário de gíria: modismo linguístico e equipamento falado do brasileiro”, afirmando que a linguagem dos jovens, pelo uso de gírias, está se tornando vaga e carregada de sons sem significado. Em oposição a ele, o linguista Celso Luft, defende as variantes linguísticas e a gíria, afirmando que elas “dão colorido à linguagem”.

E você, qual seu posicionamento a respeito das gírias e das variantes linguísticas? Produza um texto reflexivo entre 10 e 15 linhas a respeito da “reinvenção da língua portuguesa” e apresente argumentos que sustentem sua opinião.

Respostas

respondido por: brendaisis
49

Olá!

Acerca das gírias utilizadas amplamente pela juventude, em minha opinião, são importantes variantes linguísticas para que o canal da comunicação possa ser estabelecido de uma maneira divertida e ainda, descontraída. As gírias surgem no cenário de amizade como forma de aproximação e diálogo entre as pessoas.

Todavia, assim como toda variação, acredito que deve ser utilizada nos respectivos momentos e ocasiões, largando mão das mesmas em momentos que necessitar de seriedade e concentração.

Perguntas similares