Respostas
Olá,
A ideia de que "tutores" da consciência controlariam o comportamento das pessoas, para Kant, está dentro do conceito de Ilustração, que basicamente é a libertação de todas as pessoas da sua incapacidade de ter autonomia.
Ou seja, Kant defende a ideia de que as pessoas que não se emancipam, não buscam conhecimentos e não tornam-se decisoras do próprio futuro, acabam elegendo "tutores" em suas vidas e decisões.
Ele apoia justamente o contrário, que as pessoas conquistem sua liberdade ao desenvolverem o senso crítico e a capacidade de tomar suas próprias escolhas, sem a tutela de ninguém.
Abraços!
Explicação:
O Kant dizia que quando uma pessoa, em vez de pensar por si própria e tomar as decisões segundo seu próprio entendimento, quando essa pessoa seguia os conselhos de outros indivíduos, sejam eles tutores ou daquele tipo de pessoa na sociedade que se julga no direito de guardar a consciência, isso significava que
não havia senão MINORIDADE no pensamento: minoridade no sentido de ser menor de idade e ter de obedecer aos mais velhos.
Era preciso sair da minoridade, tendo a coragem de usar o próprio entendimento