Todas as reações metabólicas no corpo, seja em repouso ou em exercício físico, irão liberar calor. Podemos considerar o calor produzido pelas reações metabólicas como taxa de metabolismo energético, que em repouso na posição supina é denominada de taxa metabólica basal (TMB). Já a taxa metabólica de repouso (TMR) é medida por cerca de 3 a 4 horas após refeição leve e sem atividade física. Em exercícios físicos como, correr, pedalar e nadar a taxa metabólica pode ser 10 vezes maior do que a de repouso. Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir: I - A taxa metabólica basal sofre influência como sexo, idade e massa isenta de gordura. II - A taxa metabólica basal aumenta com o avanço da idade. III - As mulheres apresentam uma taxa metabólica basal maior do que a dos homens. IV - A taxa metabólica de repouso é ligeiramente maior que a taxa metabólica basal, mas são conceitos similares. V - A prática de atividade física irá contribuir para um maior gasto energético diário, pois a realização de esforço físico é o que mais contribui para aumentar o gasto calórico. Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas: Escolha uma: a. Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas. b. Apenas as afirmativas II, III, IV e V estão corretas. c. Apenas as afirmativas I e V estão corretas. d. Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. e. Apenas as afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
Respostas
respondido por:
80
Apenas I, IV e V estão corretas.
A taxa metabólica basal representa o mínimo de calorias que o organismo humano requer para a sobrevivência, ao passo que a taxa metabólica de repouso representa uma redução da taxa metabólica basal, geralmente no momento em que os indivíduos estão dormindo.
Além disso, a taxa metabólica basal tende a diminuir conforme o avanço da idade, visto que os processos metabólicos tendem a ser desacelerados, de uma forma geral.
respondido por:
48
Resposta:
Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas. Correto
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás