2) As alterações relacionas a coloração da pele podem ser classificadas como hipercromias (quando há um aumento da pigmentação da pele) e hipocromias (diminuição da pigmentação da pele). Existem várias formas de manifestações das hipercromias, que são: Alternativas: a) cloasma, efélides, vitiligo, melasma, hiperpigmentação periorbital e hipercromias pós-inflamatórias são algumas delas. b) cloasma, efélides, lentigens, melasma, hipopigmentação periorbital e hipercromias pós-inflamatórias são algumas delas. c) cloasma, efélides, lentigens, melasma, hiperpigmentação periorbital e hipercromias pós-inflamatórias são algumas delas. d) cloasma, efélides, lentigens, melasma, hiperpigmentação periorbital e hipocromias pós-inflamatórias são algumas delas. e) cloasma, albinismo, lentigens, melasma, hiperpigmentação periorbital e hipercromias pós-inflamatórias são algumas delas.
Respostas
Olá!
As hipercromias são alterações a coloração da pele decorrentes de uma maior produção da melanina, substância responsável pela coloração da pele. Alguns tipos de hipercromias estão listados abaixo:
- Melasma: também chamado de cloamas, são as manchas escuras que surgem principalmente no rosto e em mulheres grávidas.
- Hipercromia pós-inflamatória: como o nome indica, são as manchas que surgem após um quadro inflamatório.
- Efélide: são as famosas sardas que surgem a partir de um aumento da produção de melanina atrelada à exposição solar.
- Lentigens: manchas escuras parecidas com as sardas, porém independentes da exposição solar.
- Hiperpigmentação periorbital: também conhecida como olheiras, são as manchas escuras abaixo dos olhos.
Logo, a alternativa correta é a letra C.
Vale ressaltar que o vitiligo se trata de uma doença autoimune em que há um despigmentação da pele e o albinismo é consequência do déficit de produção de melanina.
Resposta:
quais as manifestações de pigmentação mais comum da pele