Respostas
não sopramos só gás carbônico. no ar que respiramos há oxigênio de sobra para ser transmitido pela respiração boca a boca. cada vez que inspiramos, entram, em media, 12,5 mililitros der ar no pulmão. dessa quantidade, 21% são oxigênio, ou seja, 2,6 mililitros. " o quanto cada organismo absorve disso depende de alguns fatores como pressão do ar e a quantidade de vapor d'água".
Calma. Não sopramos só gás carbônico. No ar que expiramos há oxigênio de sobra para ser transmitido pela respiração boca-a-boca. Cada vez que inspiramos, entram, em média, 12,5 mililitros de ar no pulmão. Dessa quantidade, 21% são oxigênio, ou seja, 2,6 mililitros. “O quanto cada organismo absorve disso depende de alguns fatores como pressão do ar e quantidade de vapor d’água”, explica a pneumologista Ilma Aparecida Paschoal, da Universidade Estadual de Campinas, em São Paulo.
Em geral, apenas cerca de 0,62 mililitro do oxigênio é aproveitado. O que não é absorvido sai, novamente, com a expiração. Quando se faz uma respiração boca-a-boca, esse oxigênio que sobra é soprado para dentro do pulmão da vítima. Como ela provavelmente está com algum problema respiratório, absorverá ainda menos do que 0,62 mililitro. Mas já é o suficiente para salvar-se.