Respostas
Primeiramente estudar Durkheim é um privilégio!
(1858-1917) foi um sociólogo francês. É considerado o pai da Sociologia Moderna e chefe da chamada Escola Sociológica Francesa.
Seu primeiro trabalho importante como sociólogo foi ‘Da Divisão do Trabalho Social’, publicado no ano de 1892, uma declaração da sociedade humana fundamental juntamente com seu desenvolvimento. Em 1897, escreveu ‘O Suicídio’, uma investigação social muito moderna e pioneira que serviu para diferenciar a psicologia, a ciência social e a filosofia política. Para Durkheim, até mesmo a religião e a moralidade fazem parte do mundo natural e por isso, pode ser estudado na ciência. Para ele, uma sociedade um conjunto de crenças, ideias e ainda de sentimentos de todos os tipos dos indivíduos. Um tipo de realidade produzida e não pode ser explicado a não ser se não for por si própria, a fusão da consciência individual.
Para poder explicar, analisar e ainda identificar essa realidade, o sociólogo estipulou o conceito de fato social, que são importantes para entender a consciência coletiva de cada e de toda sociedade. No fato social três características se tornar essenciais, sendo elas, a coercitividade, a externalidade e a generalidade.