Na costa do Oceano Pacífico, na América do Sul, encontra-se uma extensa região árida, indicada no mapa a seguir.
a) Qual é o extenso deserto que está situado nessa região?
b) Caracterize as suas condições pluviométricas e explique os fatores climáticos que a determinam.
Respostas
A) Nessa região se encontra o Deserto de Atacama, um conjunto de lagos de sal, terrenos rochosas e areia com uma extensão superior a 1000 km.
B) As condições pluviométricas no Deserto de Atacama apresentam o deserto não polar mais seco do mundo, pois quase não há chuvas, em San Pedro de Atacama, importante cidade deste deserto, as chuvas ficam abaixo dos 5mm em onze meses do ano.
A altura do Atacama, que se encontra na Cordilheira dos Andes e muitas vezes ultrapassa os 2000 metros, impede que os ventos trazendo chuva do Oceano Pacífico alcancem o deserto, desfavorecendo assim as condições pluviométricas da região.
Resposta:
a) É o deserto de Atacama.
b) A região está entre as mais secas do mundo, com baixa pluviosidade quase sempre inferior a 100 mm/ano. Há pontos da região onde não chove há décadas. Dentre os fatores climáticos que determinam essa situação, dois se destacam: a passagem da corrente marítima fria de Humboldt pela costa do Pacífico (oeste da região) esfria a atmosfera que está sobre o oceano, provocando precipitações em alto-mar, o que explica as brisas secas que chegam à costa; e a presença da cordilheira dos Andes, a leste da região, onde as elevadas altitudes e as baixas temperaturas retêm as massas de ar úmidas provenientes do Brasil e da Bolívia.
Explicação: