• Matéria: Psicologia
  • Autor: Greys1
  • Perguntado 8 anos atrás

O que significa a palavra " Biopsicossocial" ?

Respostas

respondido por: TesrX
6

Olá.

Significado de Biopsicossocial

Esse termo é usado para fazer análises e inferências sobre a composição de indivíduos, a partir de 3 realidades: bio, psico e social.

  • O termo “bio” refere-se a parte fisio/biológica do corpo, ou seja, refere-se ao conjunto de sistemas que compõe nosso organismo, em um sentido mais anatômico/fisiológico.
  • O termo “psico” refere-se a “psique”, uma parte mais virtual do corpo, responsável pelo Ego e a manutenção da realidade.
  • O termo “social” refere-se à realidade social do sujeito, ou seja, refere-se a sua posição dentro da sua sociedade/grupo, como um ator ativo/passivo no processo de subjetivação e trocas com externos.

Principais aplicações

Na academia, usamos essa expressão principalmente durante a análise de quadros de pacientes., buscando saber a gênese do problema.

O principal ponto do biopsicossocial é a relação que cada parte tem com o todo, pois uma só parte pode conseguir gerar um problema/sofrimento no todo. Como exemplo, é possível pensar que um problema no psico pode gerar problemas no bio e no social, assim como um problema no social pode gerar problemas no bio e no psico.

Abaixo, cito um exemplo para cada caso. Como não é de nosso interesse conhecer muito sobre ansiedade e esquizofrenia, abordarei esses dois a grosso modo - apenas no que satisfaz a necessidade de exemplificar.

Exemplos

Uma pessoa com ansiedade pode desenvolver desidrose – um acometimento que faz com que se tenha “bolhas”, com e/ou sem líquidos, nas mãos e nos pés [o psico altera o bio]. Em uma reunião de pessoas, quando percebido o estado das mãos de um indivíduo com desidrose, pode fazer com que esse seja evitado e até discriminado por aqueles que não conhecem esse acometimento [o psico também altera o social].

A esquizofrenia é um acometimento biológico em seu cerne, que leva um indivíduo a ter ilusões e perdas cognitivas [o bio altera o psico]. É grande o preconceito com pessoas que são acometidas por ilusões, pois essas comumente são julgadas como “drogadas” – principalmente nos casos em que os julgam não conhecem a esquizofrenia [o bio também altera o social].

Provas de escola/faculdade e promoções no trabalho podem ter, para sujeitos específicos, uma conotação mais social – pois podem posicionar indivíduos em hierarquias em determinados grupos. Uma pessoa com ansiedade, visando uma alta nota ou uma boa promoção, pode se sentir muito pressionado ao ponto de chegar a ter azia [o social altera o psico e, em consequência, altera o bio].

Qualquer dúvida, entre em contato.

Bons estudos.

respondido por: lauraweberperei
5
1. relativo a fatores biológicos, psicológicos e sociais
2. que abrange aspetos biológicos, psicológicos e sociais
Perguntas similares