A doença de Alzheimer é uma demência senil incapacitante, com perda do raciocínio e da capacidade de cuidar de si mesmo, que afeta aproximadamente 11% da população acima de 65 anos. A causa da maioria dos casos ainda é desconhecida, mas há indícios de que sejam decorrentes de uma combinação de fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida, além do processo natural de envelhecimento. Inicialmente, os indivíduos apresentam problemas em lembrar eventos recentes. Conforme a mente continua a se deteriorar, perdem a capacidade de ler, escrever, falar, comer ou caminhar, além de episódios de alucinações e mudanças bruscas de humor. Na autópsia, encéfalos de vítimas de Alzheimer apresentam como principal característica de anormalidade a perda dos neurônios que liberam acetilcolina (adaptado de TORTORA; DERRICKSON, 2013).
Considerando as características da doença de Alzheimer, avalie as afirmativas a seguir:
I. Na doença de Alzheimer apresentam um processo de degradação difuso, porém os principais lobos afetados são o frontal, parietal e temporal.
II. Todos os neurônios motores somáticos e os neurônios simpáticos e parassimpáticos pré-ganglionares podem ser destruídos pela doença.
III. A via de transmissão dos neurônios simpáticos não é afetada, pois a maioria dos neurônios pós- libera o neurotransmissor norepinefrina (NE).
IV. Um dos tratamentos indicados é utilizar medicamentos que inibem a acetilcolinesterase (AChE), enzima que inativa a acetilcolina (ACh).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a correta:
Escolha uma:
a.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
B.
Apenas as afirmativas I, II, e IV estão corretas. Alternativa Correta
c.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
d.
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
e.
Apenas as afirmativas III e IV e estão corretas.
Respostas
respondido por:
30
as afirmativas I, II, e IV estão corretas!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás