1) A contestação e a revisão de conceitos operadas por Foucault criaram a necessidade de refazer percursos históricos. Não é sobre os governos e as nações que ele concentra seus estudos, mas sobre os sistemas prisionais, a sexualidade, a loucura, a medicina etc. Três fases se sucederam em sua obra. A arqueologia do saber, a genealogia do poder e da ética. A da arqueologia do conhecimento é marcada pela análise dos discursos ao longo do tempo, de acordo com as circunstâncias históricas, em busca de um saber que não foi sistematizado. A genealógica corresponde a um conjunto de investigações das correlações de forças que permitem a emergência de um discurso, com ênfase na passagem do que é interditado para o que se torna legítimo ou tolerado.
Com base nesse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Para Foucault, o saber representa, de certa forma, um poder que se constitui a partir de um discurso tido como válido e, que a partir da Idade Moderna, estará, fundamentalmente, ligado aos domínios científicos.
PORQUE
II. Nesse jogo das práticas relativas e do saber se inserem as relações de liberdade e ideologia, tratada em item específico por Foucault. Enquanto liberdade devemos considerar as visões de mundo que dialogam com os saberes que os produzem, e que por eles são produzidos, se reproduzem e perpetuam.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Selecione uma alternativa:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II uma proposição verdadeira.
d)
A asserção II é uma proposição falsa, e a I uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
Olá!
Podemos afirmar que em ambas as alternativas há considerações corretas acerca de Foucault. No item 1 podemos observar corretamente a importância do saber para seus estudos e de sua extrema relação com as bases científicas evidenciadas na Idade Moderna.
Todavia, a alternativa 2 não justifica a alternativa 1, haja vista que esta trata de um outro parâmetro também estudado por Foucault, mas que trata da liberdade dos seres humanos.
Logo, alternativa a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Resposta:
Aap4 - Sociologia da Educação
1d) A asserção II é uma proposição falsa, e a I uma proposição verdadeira.
2b) V - F - V - V.
3b) Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
4a) I - 3; II - 4; III - 1; IV - 2.
Explicação: Corrigido pelo AVA em 28/04/21