com relacao a reproduçao sexuada dos cnidarios,responda; as especies sao monoicas ou dioicas; a fecundaçao e externa ou iterna; o desenvolvimento e direto oou indireto; Justifique suas respostas
Respostas
Existem duas formas reprodução dos cnidários, a primeira é a assexuada, por brotamento e estrobilação e a segunda forma é a sexuada, onde pode haver alternância de gerações.
Sexuada: há presença de gônadas, onde são produzidas as células sexuais. Existem duas espécies, a monoicas e as dioicas. Nesse tipo de reprodução pode haver alternância de gerações envolvendo pólipos e medusas
Assexuada: é feita através de brotamento. Os Brotos laterais, quando em fase de crescimento estão ligados à hidra-mãe e se destacam dela durante essa fase. Nesse processo de multiplicação não ocorre variabilidade genética, e é propício de acontecer em ambientes estáveis e em épocas favoráveis do ano, quando as hidras estão bem alimentadas.
) a maioria deles são monóicos ou hermafrodita, mas têm espécies separadas que são dióicos e possuem uma reprodução sexuada.
B) na maioria dos poríferos, espermatozóides que entram no corpo da esponja-fêmea fundem-se a coanócitos, que se transformam em amebócitos e se deslocam até o óvulo, onde ocorre a fecundação. Fecundação interna. Já nos cnidários a fecundação é externa.
C) poríferos: desenvolvimento indireto com larva anfiblástica ( primeira larva do reino animal), também que em muitas espécies, a blástula flagelada liberada pelo corpo da esponja genitora logo se fixa a um objeto submerso e origina diretamente uma nova esponja semelhante à original. Fala-se nesse caso, em desenvolvimento direto, porque a blástula desenvolve-se diretamente em um organismo jovem bastante semelhante aos adultos.
Nós cnidários o desenvolvimento é indireto com a larva plânula. Ao qual se fixa em algum substrato formando o pólipo até tornar-se adulto.