As organizações estão inseridas em ambientes dinâmicos, obrigando os administradores a tomarem decisões rápidas sob grande pressão. A Contabilidade de Custo surge como um meio de auxiliar no controle dos gastos da empresa e como geradora de informações estratégicas que são usadas pelos administradores nas tomadas de decisões. Com base no contexto da Contabilidade de Custo, julgue os itens a seguir. I – O Valor de um produto é classificado como uma variável interna, controlável que decorre de um processo da empresa. O Gestor de Custo ao saber disso deve elaborar as estratégias necessárias para garantir a maximização do valor do produto no mercado. II - A Contabilidade de Custos tem como uma de suas finalidades a de atuar como um sistema de Informação Gerencial fornecendo informações que são usadas nos processos de decisão e na construção do planejamento estratégico da organização. III – O custo fixo unitário não guarda relação com o volume de produção, isto significa que, aumentos ou reduções no volume de produção não afetam o custo fixo unitário dos produtos que se mantém inalterados. IV – O preço do produto é a representação monetária dos sacrifícios realizados pela empresa para a fabricação e disponibilização dos produtos e serviços aos clientes. Trata-se de uma variável sobre a qual o gestor tem completo controle sendo utilizada para pagar os custos, despesas, tributos na venda e margem de lucro. V – A grande crítica que o Custeio por Absorção sofre está direcionada ao método de alocação dos custos indiretos. Ao alocá-los por meio de um Critério de Rateio, pode-se criar uma distorção na alocação dos custos, influenciando nos preços e na competitividade da organização. VI – Perda é uma espécie de gasto que apesar de indesejado e involuntário pode ocorrer durante um processo de fabricação de um produto e serviço Trata-se de um gasto normal que ocorre nos processos de produção, porém quando verificado nas áreas administrativas e comerciais, o gasto deverá ser classificado como despesa. Agora, assinale a alternativa que apresenta os itens corretos. a. II e V. b. I e IV. c. II, IV e V. d. I, IV e V. e. II, III e V.
Respostas
Olá,
Vamos analisar as alternativas:
I – O Valor de um produto é classificado como uma variável interna, controlável que decorre de um processo da empresa. O Gestor de Custo ao saber disso deve elaborar as estratégias necessárias para garantir a maximização do valor do produto no mercado.
Falso - O preço do produto não é uma variável interna.
II - A Contabilidade de Custos tem como uma de suas finalidades a de atuar como um sistema de Informação Gerencial fornecendo informações que são usadas nos processos de decisão e na construção do planejamento estratégico da organização.
Verdadeira - A contabilidade fornece informações para os gestores.
III – O custo fixo unitário não guarda relação com o volume de produção, isto significa que, aumentos ou reduções no volume de produção não afetam o custo fixo unitário dos produtos que se mantém inalterados.
Falso - O Custo Fixo unitário muda de acordo com a produção.
IV – O preço do produto é a representação monetária dos sacrifícios realizados pela empresa para a fabricação e disponibilização dos produtos e serviços aos clientes. Trata-se de uma variável sobre a qual o gestor tem completo controle sendo utilizada para pagar os custos, despesas, tributos na venda e margem de lucro.
Falso - O gestor pode não ter controle total, há, por exemplo, custos obrigatórios.
V – A grande crítica que o Custeio por Absorção sofre está direcionada ao método de alocação dos custos indiretos. Ao alocá-los por meio de um Critério de Rateio, pode-se criar uma distorção na alocação dos custos, influenciando nos preços e na competitividade da organização.
Verdadeiro - Esta é uma critica do Custeio por Absorção.
VI – Perda é uma espécie de gasto que apesar de indesejado e involuntário pode ocorrer durante um processo de fabricação de um produto e serviço Trata-se de um gasto normal que ocorre nos processos de produção, porém quando verificado nas áreas administrativas e comerciais, o gasto deverá ser classificado como despesa.
Falso - As percas não são contabilizadas como despesa.
a. II e V.