Leia com atenção o texto a seguir:
A extração de DNA de plantas envolve a lise das células vegetais por meio do tratamento com detergente e posterior separação e precipitação do DNA. A preparação do DNA das plantas pela técnica de centrifugação em gradiente de cloreto de césio produz DNA de alta pureza. Outro protocolo que tem sido largamente utilizado por sua facilidade e rapidez é aquele que usa o detergente CTAB (brometo de cetiltrimetilamônio), que libera o DNA celular e se complexa a ele. Posteriormente, o DNA é separado por meio do tratamento com isopropanol e etanol. Este protocolo pode ser adaptado de várias maneiras, para diversos tipos e para várias quantidades de amostra (Oliveira et al., 2007).
No método CTAB, o nome da solução que contém Tris HCl e EDTA, mantendo o pH em torno de 8,0 a fim de possibilitar a ação de enzimas específicas e impedindo a ação de DNAses as quais poderiam degradar o DNA de interesse é:
Selecione uma alternativa:
a)
De nitrogênio líquido.
b)
De NaCl.
c)
De PVP e ßmercaptoetanol.
d)
Tampão.
e)
Com CIA.
Respostas
Olá!
Certamente na extração de DNA de plantas envolve a lise das células vegetais, através de tratamento com detergente e posterior separação e precipitação do DNA.
Existem diferentes protocolos para fazer a extração do DNA, um deles é o método CTAB, que se caracteriza pela utilização do detergente catiônico Cationic hexadecyl trimethyl ammonium bromide, no tampão de extração.
A traves dele, uma solução chamada tampão de extração, que contém Tris- HCl e EDTA, mantendo o pH em torno de 8,0, possibilita a ação de enzimas específicas e impedindo a ação de DNA
Assim a ressuspensão do material em um tampão de extração, vis a solubilização de membranas lipoprotêicas e desnaturação de proteínas, deixando o DNA protegido da ação de enzimas de degradação.
Alternativa correta: d) Tampão