DESAFIO Um investidor financeiro altamente especialista e bem-sucedido decide seguir o conselho de muitos amigos e colegas que pedem auxílio na hora de investir seus capitais financeiros e resolve abrir uma empresa de consultoria de investimento financeiro. De início, o empreendedor não pretende investir em loja física, pois estudou a respeito e entendeu que a comunicação estratégica é a melhor forma de investimento para o seu negócio, já que a “matéria-prima”, neste caso, é o seu conhecimento e a sua experiência no assunto. O investidor contrata você, administrador de empresas que trabalha especificamente com comunicação organizacional, para desenvolver um projeto de estratégia de comunicação. Diante desse cenário, elenque as principais medidas a serem tomadas nesse início de investimento para que a marca se consolide da melhor forma e para que a organização expressiva seja o foco deste projeto.
Respostas
Olá.
Inicialmente deve – se conversar com esse investidor a fim de saber do que ele espera alcançar com essa modalidade de serviço. Nesse sentido, após isso deve-se alertar o investidor de todas as variáveis que estão por trás de um negócio de serviços a fim de trabalhar e divulgar a marca de forma transparente e concreta.
De posse disso, pode – se criar estratégias de marketing e financeiras para promover a marca de forma competitiva, com isso, pode – se gerar lucros significativos e a marca irá resistir melhor as todas as dificuldades que possivelmente aconteceram.
Abraços!
Resposta:
A marca deve traduzir o posicionamento do negócio e as vantagens que oferece aos seus clientes. Para isso, a base das ações deve estar na linguagem e no reconhecimento do seu poder. O conceito de organização expressiva auxilia a determinação de medidas no momento dessa definição.
O trabalho começa pela escolha do nome da empresa, que precisa expressar a essência do serviço ou produto: comunicar a identidade da empresa aos públicos interno e externo é o primeiro passo. Depois disso, é hora de definir a logomarca, a união do nome a um símbolo. Pesquisas de mercado e com o público-alvo são importantes para traduzir a imagem da empresa. O desenho gráfico que a marca terá precisa estar alinhado ao que a empresa faz e para quem faz. De nada adianta criar um layout de linhas modernas para um produto rústico, por exemplo. É importante que a marca seja original, pois os consumidores costumam lembrar-se mais do que é representado de forma simbólica do que daquilo que somente leem.
A marca pode estar acompanhada por slogan, símbolos, mascotes, etc. Se optar por um slogan, a frase deve ser curta, de fácil memorização e fiel à empresa. Essa marca aparecerá em logotipos, fachadas, embalagens, uniformes, material de expediente, site, entre outras peças. Como será usada por longo tempo, já deve trazer as possibilidades de expansão do negócio consigo.
No processo de escolha da marca e da identidade visual, é preciso verificar se ela já não existe. Por isso, deve-se recorrer ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial, onde também será feito o registro posterior da marca. O mesmo deve ser feito para o registro do endereço da Internet, no site www.registro.br. Para um melhor resultado, o ideal é contratar profissionais especializados na criação de marcas que ajudarão a expressar simbolicamente o negócio.
Explicação:OK