Leia o trecho do texto a seguir: O fato é que a crônica, é um gênero literário que, a despeito de ter sido considerado, durante muito tempo, como um gênero menor, tem merecido hoje a devida atenção por parte da crítica. Como afirma Antônio Cândido, não há que esperar uma literatura feita de grandes cronistas, assim como tampouco se pensaria em atribuir um prêmio Nobel a um cronista. Entretanto, o crítico reconhece que, na crônica, tudo é vida, tudo é motivo de experiência e reflexão, ou simplesmente de divertimento, de esquecimento momentâneo de nós mesmos (...). E tudo porque a crônica está sempre ajudando a estabelecer ou restabelecer a dimensão das coisas e das pessoas (...), não necessitando, para tal, de nenhum cenário excelso, já que a perspectiva do cronista não é a dos que escrevem do alto da montanha, mas do simples rés do chão. Nos termos de Cândido, mesmo sendo um gênero sem grandes adjetivações, livre de voos grandiloquentes, a crônica pega o miúdo e mostra nele uma grandeza, uma beleza ou uma singularidade insuspeitadas. Assim, é de opinião que a crônica pode dizer coisas sérias sobre inúmeros aspectos da vida. Por exemplo, na apresentação de uma simples conversa fiada. Não é à toa que o crítico, no exato momento em que fala que a crônica perece mesmo um gênero menor, sai-se com essa: Graças a Deus! seria o caso de dizer, porque sendo assim ela fica perto de nós. (ARANHA, Gervácio Batista. Retratos urbanos no Brasil: a crônica como fonte histórica. ANPUH - XXV Simpósio nacional e história. 2009. Disponível em:< http://anais.anpuh.org/wp-content/uploads/mp/pdf/ANPUH.S25.0472.pdf>. Acesso em: 27 de jan. 2017, p.2). Com base no trecho lido, analise se as afirmações a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) A crônica torna grande e singular o evento corriqueiro e batido, esse é seu papel literário. ( ) A crônica foi considerada, por muito tempo, um gênero literário menor, mas isso já se modificou. ( ) O cenário é um ingrediente fundamental para o desenvolvimento da crônica, locais mais belos são preferíveis. ( ) A preocupação do cronista é retratar as coisas miúdas e corriqueiras presentas na vida cotidiana. ( ) A crônica não pode falar sobre qualquer assunto, somente os assuntos políticos devem ser abordados por ela. Assinale a alternativa que indica a sequência correta:
Alternativas:
a)V - V - F - V - Fb)V - F - F - V - Fc)F - V - F - V - F d)V - F - V - F - V e)V - V - F - F - VRespostas
A alternativa correta é a A.
( V ) A crônica torna grande e singular o evento corriqueiro e batido, esse é seu papel literário.
( V ) A crônica foi considerada, por muito tempo, um gênero literário menor, mas isso já se modificou.
( F ) O cenário é um ingrediente fundamental para o desenvolvimento da crônica, locais mais belos são preferíveis.
( V ) A preocupação do cronista é retratar as coisas miúdas e corriqueiras presentas na vida cotidiana.
( F ) A crônica não pode falar sobre qualquer assunto, somente os assuntos políticos devem ser abordados por el
De acordo com o texto, a crônica é um gênero literário que foi subestimado por muito tempo, por retratar acontecimentos cotidianos com uma visão diferente ou atribuindo importância a fatos corriqueiros.
Qualquer assunto pode ser abordado em uma crônica, não existindo a limitação de falar somente sobre política ou assuntos importantes, já que sua característica é tratar de assuntos corriqueiros com outro enfoque.
Resposta:
alterntiva A
Explicação: