Respostas
Em 1963, o Brasil retornava ao sistema Presidencialista, pois, desde 1961, o gaúcho João Goulart somente podia assumir - depois de uma crise política que assolava o país - no sistema Parlamentarista. No dia 6 de janeiro de 1963, através do voto popular, o Presidencialismo ganhou com extrema vantagem.
Posteriormente, ao assumir o maior poder da nação, Jango já demonstrou seu desejo de mudar o país. Lançou, então, o Plano Trienal, no intuito de controlar a inflação e retomar o crescimento econômico. Os ideais nacionalistas já se evidenciavam, eis que o plano visava também promover a melhor distribuição de renda, atacando os latifúndios improdutivos, bem como encampar as refinarias de petróleo, reduzindo, assim, a dívida externa.
Resposta:
Com a renúncia de Jânio, o vice-presidente João Goulart deveria assumir. Entretanto, Jango, como era conhecido, estava em viagem diplomática à China na ocasião. Jango tinha ligação com movimentos de trabalhadores, e por isso era visto com desconfiança pelas elites conservadoras e pelos militares, que o identificavam com a " ameaça comunista". Por isso, tentaram impedir a sua posse.