• Matéria: História
  • Autor: silviogalvaope1c18
  • Perguntado 7 anos atrás

O texto a seguir é de 1265. Leia-o com atenção:
Que ninguém possa fazer moeda semelhante àquela do rei [...].
Que nenhuma moeda seja aceita no reino, a partir da festa de São João [...] fora da moeda do rei, e que ninguém venda, compre e faça negócios senão com esta moeda. E a moeda do rei pode e deve correr no seu reino inteiro, sem oposição de outras moedas particulares que possam existir.
[...] E que ninguém possa danificar a moeda do rei, sob pena física e multa.
Ordennances des rois de France de la troisième race. In: PEDRERO-SÁNCHEZ, Maria Guadalupe. História da Idade Média: textos e testemunhas. São Paulo: Editora Unesp, 2000. Pag.243.
c) Contextualize: a que processo histórico se pode relacionar esse documento de época?

Respostas

respondido por: jairzinho516
42

c)Ao processo de transição da Idade Média para a Idade Moderna, com a criação de várias moedas particulares usadas para efetuar as compras nos centros comerciais, com isso, até mesmo os monarcas viram-se na necessidade de adaptar-se às mudanças e instituírem autoritariamente uma moeda única, desprezando as particularidades regionais.

Também está ligado ao fim do Absolutismo, visto que as atitudes autocratas dos reis, como a referida no texto, criaram cisões entre a burguesia nascente e a realeza.

Foi boa :))

respondido por: antoniolucilane19
10

Resposta:

O processo de surgimento do dinheiro. Porque contextualizando de Nuno dia de hoje trazeriamos esse processo na forma (moderna).

Perguntas similares