• Matéria: Saúde
  • Autor: marcosandresaoujlvl
  • Perguntado 8 anos atrás

"O desenvolvimento de anemia é bastante frequente nos pacientes com câncer. Geralmente é decorrente de diversos fatores, sendo a deficiência de ferro um importante mecanismo. Ela pode ser absoluta, decorrente de perdas do estoque de ferro, ou funcional, devido à redução na absorção e disponibilização do ferro. Além de sintomas ligados à diminuição dos níveis de hemoglobina, como dispneia, palpitação e tonturas, a anemia impacta negativamente na sobrevida e acentua a fadiga relacionada ao câncer. Todos os pacientes com câncer e anemia devem ter seus parâmetros de ferro medidos e a investigação diagnóstica é guiada pelo tipo de tumor e sinais e sintomas do paciente. A deficiência funcional do ferro também está relacionada a menor resposta durante o tratamento com agentes estimuladores da eritropoese e já existem subsídios na literatura para o uso de suplementação de ferro endovenoso para melhorar a resposta hematopoética."



Considerando o contexto anterior, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:



I. As diretrizes recomendam o uso de alfaepoetina em pacientes com anemia associada à quimioterapia, quando os níveis de hemoglobina declinam para valores abaixo de 10g/dL, enquanto a decisão de tratar uma anemia menos grave (Hb entre 10-12g/dL) baseia-se em circunstancias clínicas.

PORQUE

II. Uma vez que os androgênios aumentam a sensibilidade dos progenitores de hemácias para a eritropoetina endógena e possivelmente estimulam a secreção de eritropoetina residual endógena, estas drogas são utilizadas como um auxílio para a terapia de eritropoetina humana recombinante em alguns pacientes, para diminuir a quantidade total de alfaepoetina necessária para a melhora da anemia.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Escolha uma:
a.
a asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

b.
as asserções I e II são proposições falsas.

c.
as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

d.
as asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

e.
a asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Respostas

respondido por: josymoreira
64

as asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

respondido por: sol500
20

resposta - letra D.

acabei de fazer .

Perguntas similares