O diagnóstico da doença cárie é um processo extremamente complexo, que envolve a interpretação de um conjunto de dados provenientes dos sinais e sintomas clínicos e de exames complementares. Assim, diagnóstico pode ser definido como a habilidade do profissional em distinguir a doença por meio dos seus sinais e sintomas. O método de detecção de lesões cariosas deve apresentar algumas características imprescindíveis para ser considerado adequado. Ser confiável, não invasivo, capaz de detectar lesões de cárie em estágio inicial e capaz de diferenciar lesões reversíveis das irreversíveis. O exame tátil-visual de cárie é rápido e fácil de ser executado, sendo considerado a melhor escolha para realizar o diagnóstico de cárie. Contudo, em alguns casos, exames complementares podem ser necessários para confirmação do diagnóstico. O método radiográfico mais utilizado para detecção de cárie é a radiografia bitewing.
Considerando esse contexto, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a.
Uma das vantagens deste exame é poder avaliar superfícies inacessíveis ao exame tátil-visual podem ser avaliadas, permitindo que um número maior de lesões cariosas seja diagnosticado.
b.
Uma das desvantagens deste exame é não permite a verificação da profundidade das lesões proximais, e, portanto, sua relação com o tecido pulpar, sendo também um método invasivo.
c.
Uma das vantagens do exame, é ser preciso para o diagnóstico de cárie oclusal em esmalte.
d.
Uma das desvantagens deste exame é não possibilitar ao cirurgião dentista o acompanhamento da progressão da lesão pois a radiografia não poderá ser arquivada e examinada em outro momento, visto perder seu grau de precisão com o passar do tempo.
e.
Uma das desvantagens dessa técnica é não pode ser usada para exame da cárie oclusal em dentina e cárie interproximal, como um meio complementar no diagnóstico de cárie.
Respostas
Letra A - Uma das vantagens deste exame é poder avaliar superfícies inacessíveis ao exame tátil-visual podem ser avaliadas, permitindo que um número maior de lesões cariosas seja diagnosticado.
Esse exame permite que o dentista possa avaliar superfícies inacessíveis ao exame tátil-visual, permitindo que ele veja lesões cariosas que não foram percebidas anteriormente, inclusive lesões proximais, porém, não é tão preciso para o diagnóstico de cárie oclusal em esmalte (alternativa A).
O cirurgião dentista pode usar esse exame para acompanhar a progressão da lesão, já que a radiografia é um exame estático e caro, e mesmo se for armazenada, é uma imagem antiga.
A cárie surge com o desenvolvimento de colônias bacterianas na superfície dentária, causando lesões enquanto essas bactérias se multiplicam e causam danos.
Venha estudar mais sobre as cáries em:
https://brainly.com.br/tarefa/45410398